Carregando a informação...

Você está em busca de aprimorar seu apartamento, e deixar o ambiente mais encantador? As plantas pendentes podem ser a solução. Afinal, elas trazem muito mais vida ao ambiente.

Para aproveitar melhor as dicas, é importante ter um breve conhecimento sobre os principais tipos de plantas e quais são os cuidados necessários para cada espécie.

Quer descobrir como decorar seu ambiente da forma mais cuidadosa possível? Continue lendo para mais detalhes sobre quais espécies ficam melhores na sua casa!

 

Por que optar por plantas pendentes em apartamento?

Plantas pendentes, além de ocupar menos espaço, transformam os arredores do ambiente, dando uma maior sensação de pertencimento. Mas indo muito além de estética e impactando na qualidade de vida. 

Além de acrescentar beleza, há diversos benefícios, como a purificação do ar, redução do estresse e criação de conexão com a natureza.

Sendo assim, você pode utilizar vasos suspensos, prateleiras ou cestas decorativas, que se adaptam a qualquer estilo de decoração. 

Agora que você já sabe a importância desse item de decoração, vamos conhecer um pouco mais sobre as espécies para o apartamento.

 

Dicas de plantas pendentes para apartamento

A seguir, reunimos as principais dicas de plantas pendentes que podem se adaptar bem ao ambiente. Confira!

Jiboia

As plantas jiboias estão entre as mais conhecidas em meio às plantas pendentes, sendo mais notadas pela sua versatilidade e resistência. 

Inclusive, elas se adaptam aos mais variados níveis de luz, o que as torna ideais para ambientes com pouca luminosidade. 

Existem diversos tipos de jiboia e cada uma tem sua beleza. Além disso, requerem menos água e o pedido é evitar que o solo fique encharcado.

Sua manutenção deve ser feita durante a primavera, retirando as folhas amareladas e podando os galhos mal formados. 

Mas caso você não queira que sua jiboia escale as paredes, pode a ponteira dos ramos mais altos a cada seis meses. Opções da espécie: 

  • Jiboia Verde;
  • Jiboia Branca;
  • Jiboia Vermelha.

 

Samambaia

As samambaias são mais conhecidas por suas folhas delicadas e com maior leveza, o que traz um ar de elegância ao seu apartamento. 

Dessa forma, lembre-se que a samambaia gosta de luzes indiretas e que o solo fique sempre úmido.

Como são plantas que gostam de luz, os ambientes ideais para se colocar são perto de janelas e varandas, mas nunca a luz direta do sol.

  • Samambaia Paulista : Requer pulverização das folhas regularmente para aumentar a umidade;
  • Samambaia Americana: deve-se evitar que o solo encharque.

 

Suculenta dedo de moça

As suculentas são plantas que não requerem tanta manutenção. Assim, suas regas são moderadas, permitindo que o solo seque completamente. 

Elas são plantas que requerem sol indireta a brilhante, prosperando em lugares propícios a isso. 

Quanto mais sol essa planta toma, mais amarela ela fica, então opte pelo sol da manhã para que a cor verde vibrante continue. Ela necessita de um local bem arejado e muita iluminação. 

 

Coração emaranhado

Como o próprio nome diz, a planta tem folhas que se assemelham a corações entrelaçados, sendo uma escolha para tornar o ambiente mais romântico. 

Então, para os cuidados, fique atento: essa planta prefere luz indireta e um solo levemente úmido.

Caso você regue em excesso há chances das raízes apodrecerem por conta do solo encharcado. 

A planta, assim como as outras suculentas, pode sobreviver a períodos de seca, mas não a encharcamentos.

Plantas Pendentes em apartamento.

Peperômia

A peperômia é uma das plantas mais simples de se cuidar dentro de casa por serem de pequeno porte, geralmente gostam de calor e não são tóxicas. 

São conhecidas pelo seu formato de coração e preferem solos levemente úmidos. Portanto, para o cuidado dessa planta não se deve encharcar a terra.

As peperômias preferem locais de meia sombra, que sejam bem iluminados. Não gostando de luz direta, pois perdem a coloração. 

Além disso, as regas variam entre uma a duas vezes por semana, dependendo das condições climáticas.

 

Flor de Maio

A Flor de maio pertence à família dos cactos, mas diferentemente, não possui espinhos. 

Durante a maior parte do ano, a planta tem gomos verdes, mas no período entre o outono e o inverno, quando há menos incidência de luz solar, há flores de formas e cores vibrantes.

A Flor de maio é de fácil cultivo, mas não suporta altos níveis de água. Assim, deve ser plantada em vasos com furos para que a água não se acumule, não causando seu apodrecimento.

A alta quantidade luz tem que ser evitada, podendo ser prejudicial à planta, temperaturas abaixo de 12° também devem ser evitadas, pois a planta não suporta.

 

Barba de Moisés

A Barba de Moisés é uma planta acessível, versátil, não se importa em compartilhar o vaso com outras espécies e serve como forração.

Dessa forma, a espécie é uma versão herbácea muito versátil, podendo ser usada na cobertura do solo, ou entre as versões de plantas pendentes.

Essa espécie tem como características pequenas folhas arredondadas e em tom de verde brilhante. 

Sendo assim, é indicada para locais com sol de meio período, evitando a incidência de sol direto.

É indicado que o solo seja rico em matéria orgânica, e que as regas sejam em intervalos, evitando o encharcamento do solo.

 

Então, gostou das dicas que reunimos aqui? Lembre-se sempre que cada planta requer cuidados específicos, seja com a rega, iluminação ou adubação.

Por isso, além de escolher as espécies certas, procure conhecê-las e manter todos os cuidados em dia para que cresçam bem e saudáveis. 

Acompanhe mais conteúdos do site para dicas como essa!