Como conseguir atendimento psicológico gratuito: siga essas dicas
Dados da OMS mostraram uma situação alarmante no Brasil. De acordo com uma pesquisa recente, 5,8% dos brasileiros sofrem com a depressão, o que representa um total de 11,7 milhões de pessoas.
Segundo a própria pesquisa, existem diversos fatores para isso, como cargas tributárias, insatisfação no trabalho, entre outros.
Mas ainda que não seja simples, saiba que é possível conseguir atendimento com psicólogo de graça no país. Com isso, é possível minimizar os problemas e cuidar da saúde mental.
Nesta matéria, vamos trazer dicas para que você possa fazer o tratamento psicológico gratuitamente e ter todo o cuidado que necessita. Acompanhe e confira!
Afinal, como conseguir atendimento com psicólogo grátis?
Existem algumas formas para se conseguir o atendimento com psicólogo grátis. E você deverá procurar a forma que melhor atenda à sua realidade, fazendo com que, assim, tenha mais qualidade de vida.
Assim, veja algumas das formas de se conseguir atendimento com psicólogo de graça:
Pelo SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento psicológico gratuito por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
A RAPS é composta por diferentes tipos de serviços, incluindo:
- Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): unidades especializadas no atendimento de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.
- Unidades Básicas de Saúde (UBS): unidades de saúde da atenção primária, que podem oferecer atendimento psicológico básico.
- Ambulatórios de especialidades: unidades especializadas no atendimento de transtornos mentais específicos, como depressão, ansiedade e esquizofrenia.
Para conseguir atendimento psicológico pelo SUS, você deve procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua casa.
Leve seu cartão SUS e informe que gostaria de fazer um atendimento psicológico. O profissional de saúde irá avaliar suas necessidades e encaminhá-lo para o serviço mais adequado.
O atendimento psicológico pelo SUS é oferecido por psicólogos e psiquiatras.
O tipo de atendimento oferecido varia de acordo com o serviço, mas geralmente inclui psicoterapia individual, psicoterapia grupal e atendimento psiquiátrico.
Vale ressaltar que o atendimento psicológico pelo SUS é gratuito, mas pode haver fila de espera.
Portanto, é importante procurar o serviço o quanto antes para que você consiga o atendimento.
Em clínicas de faculdades
Uma ótima opção para conseguir atendimento psicológico gratuito é procurar uma clínica-escola de uma universidade pública ou privada.
Nesses locais, os atendimentos são realizados por estudantes de psicologia sob a supervisão de psicólogos formados.
Para encontrar uma clínica-escola na sua região, você pode pesquisar no site da universidade, nas redes sociais ou entrar em contato diretamente com a instituição.
Vale lembrar que, da mesma forma que no SUS, você pode entrar em uma fila de espera, de maneira que é fundamental fazer a inscrição assim que precisar.
Além disso, mesmo que a maioria dos atendimentos seja realizado por estudantes, você será acompanhado por psicólogos experientes, que irão trazer o atendimento adequado para o que você necessita.
Em ONGs e instituições
Outras opções para conseguir atendimento psicológico gratuito são as ONGs e instituições voltadas para a saúde mental.
Essas organizações geralmente oferecem atendimento a grupos específicos de pessoas, como mulheres, crianças, idosos ou pessoas com deficiência.
Para encontrar, você pode pesquisar na internet ou procurar informações na sua comunidade.
Existem muitas ONGs e instituições que oferecem atendimento psicológico gratuito e que podem atender ao mais variado grupo de pessoas.
Por isso, é importante que você busque aquela que melhor se adeque ao seu perfil e que possa trazer o atendimento necessário.
É importante lembrar que o atendimento psicológico deve ser acessível a todos, independentemente da condição socioeconômica ou de mobilidade.
Sendo assim, as instituições costumam oferecer atendimento psicológico gratuito em locais acessíveis, como centros de reabilitação e instituições especializadas em pessoas com deficiência.
Se você está procurando atendimento psicológico gratuito e acessível, não hesite em procurar as instituições que oferecem esse tipo de serviço na sua região.
Passo a passo para atendimento psicológico pelo SUS
Como falamos anteriormente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento psicológico gratuito por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Assim, para que você consiga o atendimento, é necessário que siga um processo.
Veja o que você precisa fazer para conseguir seu atendimento psicológico gratuitamente pelo SUS:
Separe documento e cartão SUS
Para iniciar o atendimento, você deve levar os seguintes documentos: Documento de identificação (RG, CNH ou outro documento com foto) e Cartão SUS.
Além disso, é importante que você tenha cópia de seu comprovante de residência, pois você deverá fazer o cadastro no SUS, caso não tenha.
Com documentos em mãos, originais e cópias, você tem a certeza de que vai conseguir seu cadastro para o atendimento psicológico gratuito.
Vá até a UBS mais próxima
A primeira etapa é procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua casa. Leve seu cartão SUS e informe que gostaria de fazer um atendimento psicológico.
O profissional de saúde irá avaliar suas necessidades e encaminhá-lo para o serviço mais adequado.
Em geral, você deverá passar por um clínico geral, que lhe dará um encaminhamento para que tenha o atendimento psicológico.
Assim, você consegue ter acesso ao serviço médico gratuitamente.
Ou visite o CAPS da região
Se você já sabe que precisa de atendimento especializado para um transtorno mental grave ou persistente, você pode ir diretamente a um CAPS da região.
Os CAPS oferecem atendimento psicológico, psiquiátrico e social. Após o encaminhamento, você será atendido por um psicólogo ou psiquiatra.
O tipo de atendimento oferecido varia de acordo com o serviço, mas geralmente inclui psicoterapia individual, psicoterapia grupal e atendimento psiquiátrico.
Demais recursos para cuidar da sua saúde mental
Além do atendimento psicológico, existem diversos outros recursos que podem ajudar a cuidar da saúde mental.
Eles estão disponíveis para que você tenha acompanhamento e ajuda nos momentos de necessidade.
Os recursos que são disponibilizados para atendimento são:
Ambulatório de Saúde Mental da cidade
Os ambulatórios de saúde mental são unidades de saúde especializadas no atendimento de pessoas com transtornos mentais.
Eles oferecem uma variedade de serviços, incluindo psicoterapia, medicação, reabilitação e orientação familiar.
Os ambulatórios de saúde mental são administrados pelo governo municipal ou estadual. E estão disponíveis para pessoas de todas as idades e condições socioeconômicas.
Os ambulatórios de saúde mental oferecem uma variedade de serviços, incluindo:
- Psicoterapia: A psicoterapia é um tipo de tratamento que ajuda as pessoas a entender e a lidar com seus problemas emocionais e comportamentais.
- Medicação: A medicação pode ser usada para tratar uma variedade de transtornos mentais, como depressão, ansiedade e esquizofrenia.
- Reabilitação: A reabilitação pode ajudar as pessoas com transtornos mentais a desenvolver habilidades e a participar de atividades sociais.
- Orientação familiar: A orientação familiar pode ajudar as famílias de pessoas com transtornos mentais a lidar com os desafios da doença.
Centro de Valorização da Vida
O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os voluntários do CVV estão disponíveis para ouvir e ajudar quem precisa.
Dessa forma, os serviços do CVV ocorrem por telefone, chat, e-mail e pessoalmente. O atendimento é sigiloso e gratuito.
A missão é promover a valorização da vida e a prevenção do suicídio. O CVV acredita que todas as pessoas têm o direito de viver e que é importante oferecer apoio emocional a quem está passando por dificuldades.
Os serviços oferecidos pelo CVV incluem:
- Atendimento telefônico: O atendimento telefônico é o serviço mais conhecido do CVV. Os voluntários do CVV estão disponíveis para ouvir e conversar com quem precisa, sem julgamentos ou preconceitos.
- Atendimento por chat: O atendimento por chat é uma opção para quem prefere conversar online. Os voluntários do CVV estão disponíveis para conversar por chat em português, inglês, espanhol e francês.
- Atendimento por e-mail: O atendimento por e-mail é uma opção para quem prefere escrever. Os voluntários do CVV estão disponíveis para responder e-mails em português, inglês, espanhol e francês.
- Atendimento pessoalmente: O atendimento pessoalmente é oferecido em alguns locais do Brasil. Os voluntários do CVV estão disponíveis para conversar com quem precisa, pessoalmente.
Para acessar o CVV, você pode ligar para o número 188 (24 horas por dia, 7 dias por semana). Você também pode conversar com um voluntário do CVV pelo chat, pelo e-mail ou pessoalmente.
Com esses recursos, você consegue ter atendimento psicológico de graça e tratar de sua saúde mental.
Então, gostou das dicas? Busque já o atendimento assim que perceber qualquer sinal de problema. E veja mais dicas em nosso site!