Decoração faça você mesmo: Saiba como criar peças decorativas
A decoração faça você mesmo é uma ótima opção para utilizar a sua criatividade e transformar seu ambiente sem precisar gastar muito.
Mas saiba que o DIY é mais do que apenas uma atividade de lazer, é algo que permite que você explore suas habilidades, tenha um hobby e use seu tempo livre de uma forma saudável.
Dessa forma, estamos falando de uma atividade super positiva para o seu dia a dia e que pode ajudar a tornar sua casa ainda mais bonita.
Quer descobrir mais sobre o assunto e como colocar a mão na massa? Confira o conteúdo que preparamos a seguir.
Entenda a proposta do “faça você mesmo”
O DIY é uma abreviação de “do it yorserlf”, que em português fica “faça você mesmo”, ele é uma tarefa que não precisa da ajuda de profissionais ou produtos prontos. Ou seja, a própria pessoa é responsável por criar algo.
Dessa forma, você pode decorar os ambientes de uma maneira mais personalizada, criando um estilo único.
Para isso, são utilizados materiais acessíveis e objetos que não são comuns para decoração, mas que transformados, se tornam ainda mais únicos.
A filosofia por trás do DIY, é que essa técnica encoraja as pessoas a usarem suas habilidades artísticas escondidas.
Obviamente, o resultado da sua peça será influenciado pela sua criatividade e pelo seu esforço.
O termo DIY surgiu na internet, e com as redes sociais foram se alastrando, com as pessoas compartilhando suas ideias e ajudando uns aos outros.
Vale pontuar que essa é uma forte tendência de decoração para 2024, por isso, fique atento e saiba como aplicar!
O que é possível fazer com a decoração faça você mesmo?
O conceito do DIY é muito amplo, então, partindo disso você já consegue saber que ele pode ser usado de diversas formas.
Com o DIY, você pode criar diversas peças e transformar móveis antigos em novos, deixando-os estilosos.
É possível aplicar a decoração faça você mesmo em cômodos para criar visuais exclusivos e até mesmo reaproveitar peças que estavam em desuso.
Outro exemplo é fazer peças personalizadas, usando pallets reutilizados para virar móveis novos.
Confira algumas dicas a seguir que podem te ajudar!
Transformar móveis antigos
Os móveis antigos podem ganhar novos rostos com uma pequena reforma, que você mesmo pode fazer.
O DIY de móveis, pode ser feito de diversas formas. Por exemplo, caso você tenha mais habilidades com costura, pode parecer uma boa opção revestir com novos tecidos.
Ou até mesmo utilizando capas, que são próprias para encaixar no móvel.
Agora falando de móveis em madeira, uma boa opção é fazer uma manutenção e até mesmo uma boa pintura.
Mas lembre-se que para conseguir um bom resultado é necessário uma boa restauração e cuidados especiais.
Reaproveitar objetos
As latas de alguns produtos são uma ótima opção para reutilização, evitando que eles sejam jogados no lixo e sejam descartados, poluindo o ambiente.
Mas obviamente, usar uma lata não é muito decorativo, não é mesmo? Então, use uma mão de tinta da sua preferência.
Você pode transformar em um porta-treco, colocando lápis, materiais de escritório e qualquer outra peça. Tente ser criativo na hora de escolher a nova funcionalidade!
Além disso, uma boa opção é reutilizar aquelas canecas coloridas trazidas como lembrança de viagens. Elas podem ser suportes para velas.
Já as taças antigas, podem se tornar lindos castiçais! Lave, seque, vire-as de ponta cabeça e coloque-as sobre um aparador com uma vela em cada uma e dessa forma tenha uma linda luminária!
Criar itens diversos
Você se lembra dos paletes de madeira? Eles podem ser usados por você para criar uma cama rústica!
Basta conseguir os paletes, que somem a medida exata do móvel desejado por você, variando por qual móvel você deseja.
Lixe bem o palete e aplique tinta ou verniz para melhorar sua aparência. Logo após isso, só resta colocar o colchão por cima.
Seguindo a mesma tendência, empilhe os paletes, para criar um mini sofá. Sendo assim, é só colocar almofadas no assento e no encosto, para deixá-lo confortável.
Trabalhar com quadros
Sabe aquelas molduras antigas que estão paradas, mas você não quer simplesmente jogar fora?
Então, uma ótima ideia é reutilizá-las como decoração, podendo usá-las em paredes ou em determinados móveis, como aparadores.
E obviamente, é importante que você tome alguns cuidados especiais, por isso, é indicado usar uma mão de tinta para rejuvenescer o quadro.
Imprimir posters e colocá-los dentro dos quadros pode ser uma ótima ideia de decoração para quem não sabe muito bem o que fazer. Ou até fazer uma galeria de fotografias.
Explorar a customização
Outra opção é explorar as diversas customizações oferecidas pelo mundo DIY, já que com ele, você pode mudar texturas e cores de peças, móveis e até mesmo de paredes.
Um bom exemplo disso, é o uso de tecidos diferentes para customizar um sofá antigo, podendo usar capas novas ou tecidos costurados nela.
Dessa forma, em muitas peças, é indicado fazer uma limpeza, lixar e, sem seguida, passar as camadas de tinta.
Inclusive, uma dica um pouco mais antiga é customizar roupas brancas com outras cores, dando uma nova cara a elas.
Quais as vantagens de trabalhar com o DIY?
Agora que você já sabe o que é o conceito da decoração faça você mesmo. Agora vamos te explicar quais são as vantagens de trabalhar com isso.
Um dos principais pontos positivos é a economia financeira, já que você pode criar peças decorativas ou até mesmo customizar roupas.
Dessa forma, você economiza dinheiro com os altos custos das peças prontas e o pagamento de profissionais.
Além disso, a decoração faça você mesma oferece uma grande maneira de expressar sua criatividade. E isso abre uma experiência de ter algo exclusivo.
Outra vantagem desse conceito é a sustentabilidade, já que ao reutilizar os objetos, você contribui para a redução de desperdícios.
Gostou de saber como fazer decoração faça você mesmo? Utilize as dicas e aproveite-as de acordo com o seu gosto pessoal.
Além disso, não se esqueça de tomar os cuidados especiais devidos para cada peça, e caso vá customizar roupas tome cuidado quando for lavar.
Quer conferir dicas práticas de DIY? Confira nosso conteúdo completo sobre Como transformar a casa com DIY!
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo, e continue acompanhando o site para saber mais dicas!