Encceja 2023: saiba tudo sobre o programa e como fazer sua inscrição!
Nesta semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o início das inscrições para o Encceja. Mas, você sabe do que se trata?
Se por algum motivo você não conseguiu concluir os estudos e conseguir o diploma do ensino fundamental ou médio, essa é a sua chance. Para saber como fazer sua inscrição, informações sobre a prova ou qualquer outra dúvida que tenha, não se preocupe, pois preparamos um conteúdo completo para te ajudar. Já deixe esse texto preparado e bons estudos.
O que é o Encceja?
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, mais conhecido como Encceja nada mais é do que uma prova que tem como objetivo certificar (como o próprio nome já diz) jovens e adultos que não concluíram os estudos. A ideia é atingir aquelas pessoas que não conseguiram se formar no ensino fundamental e/ou médio. Quem conseguir passar no exame recebe uma certificação reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) que comprova o grau de instrução.
O interessante é que trata-se de uma certificação gratuita, que qualquer brasileiro que deseja concluir os estudos pode fazer. Inclusive, brasileiros que moram fora do país ou até mesmo pessoas privadas de liberdade (PPL) também podem realizar o teste.
O interessante do Encceja é que com ele é possível ter a certificação mais rápido e assim realizar o sonho de concluir os estudos de forma mais rápida e até mesmo começar uma graduação. Entretanto, é necessário cumprir alguns requisitos. Mas calma, pois não é difícil, se liga.
Aqueles que desejam realizar o teste precisam se atentar a algumas regras. No caso de quem deseja receber certificação do ensino fundamental, é necessário ter 15 anos de idade completos no dia de realização da prova. Já para o médio, a idade mínima é 18 anos. É importante também ressaltar que o Encceja é destinado para os brasileiros.
Como funciona a prova?
A prova do Encceja é muito simples de ser entendida. O formato é o mesmo para quem deseja certificação para o ensino fundamental ou médio. Trata-se de uma prova com 30 questões. Entretanto, o que muda são as áreas de conhecimento, que são quatro.
Áreas de conhecimento da prova do ensino fundamental
- Ciências naturais (ciências);
- Matemática (matemática);
- História e Geografia (história, geografia, filosofia e sociologia);
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação (língua portuguesa com redação, espanhol, inglês, artes e educação física).
Áreas de atuação da prova do ensino médio
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (química, física e biologia);
- Matemática e suas Tecnologias (matemática);
- Linguagens, Códigos, suas Tecnologias e Redação (língua portuguesa com redação, inglês, espanhol, artes, educação física e redação);
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).
No dia da realização das provas, cada participante conta com quatro (4) horas para fazer o exame no período da manhã e cinco (5) horas no período da tarde. Os portões são abertos de acordo com os horários no dia de realização da prova. Pela manhã, abrem às 8h e fecham ás 08h45 e a tarde abrem às 14h30 e fecham exatamente às 15h15.
Para conseguir a certificação é necessário tirar uma nota igual ou maior que 100 pontos, seja para os alunos que desejam concluir o ensino fundamental ou médio.
Consigo entrar em uma faculdade usando a nota do Encceja?
Como o Encceja é utilizado para conseguir a comprovação do ensino médio, é comum que surja essa dúvida. Entretanto, para garantir uma vaga em uma universidade pública (SISU), conquistar uma bolsa de estudos em uma instituição privada (Prouni) ou até mesmo um financiamento estudantil (Fies) é necessário realizar o Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso ENEM.
Isso porque é a nota do ENEM que é utilizada para o ingresso nas instituições de ensino superior. Se você, que não concluiu o ensino médio, pensou em pular o Encceja e realizar diretamente a prova do ENEM para tentar uma vaga na faculdade, saiba que não conseguirá o feito. Para conseguir a tão sonhada oportunidade é necessário concluir e comprovar que terminou o ensino médio. Ou seja, o caminho é fazer o Encceja e a seguir, o ENEM.
Assim sendo, a boa notícia é que as inscrições para o Encceja 2023 já estão abertas.
Inscrições para o Encceja 2023 e realização das provas
Elas foram iniciadas na segunda-feira (22) e estão disponíveis até o dia 2 de junho. As provas serão realizadas no dia 27 de agosto e o resultado sai no dia 22 de dezembro.
Caso você precise de atendimento especial ou que a sua inscrição seja realizada com nome social, também não tem problema, basta realizar essa solicitação até o dia 02 de junho. Os resultados dessa solicitação saem no dia 12 de junho e podem ser recorridos até dia 16 do mesmo mês, e o segundo resultado sai também no mês de junho, porém, no dia 19.
O interessante é que, aqueles alunos que não possuem o certificado de conclusão do ensino fundamental, mas são maiores de 18 anos e desejam concluir o ensino médio podem realizar o teste do ensino médio sem precisar da conclusão anterior.
Se você é a fim de concluir o ensino médio ou fundamental, é muito simples fazer sua inscrição gratuita. Basta acessar o portal do Encceja e realizar sua inscrição.
Quando for realizar sua inscrição, não se esqueça de responder o questionário socioeconômico, além de preencher seus dados, como e-mail e número de telefone, por exemplo.
As provas do Encceja serão realizadas em todo território nacional. O local específico em que cada estudante irá realizar a prova é informado no próprio sistema de inscrição do estudante.
Leia mais: 10 benefícios que os estudantes tem direito
Como saber os resultados da prova?
Para saber se foi aprovado no Encceja é muito simples, basta acessar o portal do Inep (o mesmo que realizou sua inscrição) e consultar os resultados, assim que forem anunciados. Assim que for aprovado, basta entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação que foi indicada no momento da inscrição e solicitar o certificado que comprova sua aprovação. O próprio portal do Encceja conta com uma relação completa desses locais, assim, você escolhe o que melhor atende suas necessidades.