Carregando a informação...

Entre os diversos itens de decoração modernos, o tijolo de vidro tem sido um grande destaque e um dos mais usados. 

Ele é um elemento estrutural que tem função decorativa e ainda por cima pode te ajudar com a economia de energia, já que seu acabamento permite a entrada de luz natural no interior do imóvel. 

Sendo assim,  é muito útil, econômico e bonito, com toda certeza vai fazer a diferença no seu lar. Não importa onde você queira colocar, ele vai trazer para você uma decoração interessante.

Por isso, confira algumas dicas de como utilizar e decorar seu espaço da maneira correta, deixando ele mais iluminado e mais belo. 

Confira 6 dicas de lugares e a utilização do tijolo em sua casa. Até o final do artigo, você certamente vai se inspirar!

Afinal, o que é um tijolo de vidro? 

O tijolo de vidro é uma tendência que surgiu em 1907, e começou a ser utilizado como um prisma em coberturas.

Na época, esse tijolo era utilizado para trazer a iluminação para espaços subterrâneos, como porões, por exemplo.

Porém, foi somente nos anos de 30, 40 ele começou a ser um material acessível realmente, e foi nessa mesma época que houve a “explosão” do uso.

Mas afinal, o que ele é? Os tijolos de vidro são elementos construtivos que se comportam como tijolos reais, podendo formar paredes divisórias, no âmbito interno e externo. A diferença está na sua transparência.

Os tijolos de vidro são muito resistentes, então fique tranquilo em relação a isso. 

Onde posso colocar tijolo de vidro em casa? 

A resposta que eu posso te dar, é que você pode usar o tijolo de vidro em praticamente todos os ambientes de sua casa. 

Ele é muito versátil, e por isso ele pode ser usado em diversos cômodos. Inclusive, é um item muito desejado e se usado vai fazer a diferença no ambiente.

Em ambientes internos e externos, ele  sempre será visto como uma ótima opção, seja sozinho ou intercalando com tijolos comuns. 

Sua estrutura translúcida permite que a luz passe, fazendo com que seja uma ótima opção de iluminação para os locais.

Tijolo na cozinha 

O tijolo de vidro pode ser usado na cozinha de muitas formas, e além disso, ele possui modelos diferentes.

O ideal para uma cozinha, é o uso dos tijolos como decoração, fazendo uma divisão ou coisa do tipo.

Uma ótima opção é fazer uma “meia parede” de tijolos de vidro para pré-definir a divisão entre uma sala de estar e a cozinha, por exemplo.

É interessante, que você possa inovar com eles, fazendo até mesmo um backsplash com os tijolos de vidro, trazendo um toque de modernidade e praticidade.

No quarto 

Quando o assunto é o quarto, os tijolos de vidro não perdem a cena, podendo compor a decoração e arquitetura.

Você pode usar os tijolos de vidro como uma cabeceira de cama, usando-os de forma criativa e dispersa.

Uma boa ideia é utilizá-la como uma divisória entre o quarto e o escritório, ou área de estudo, deixando esse espaço reservado.

Use tijolos de vidro como prateleiras abertas no quarto. Isso pode ser uma ótima maneira de exibir itens decorativos ou livros, adicionando uma dimensão visual interessante.

Além disso, é possível usar tijolos de vidro para criar um elemento de destaque arquitetônico no quarto, como uma coluna ou uma parede parcial. 

ambientes com tijolo de vidro próximo de jardim.

Tijolo de vidro no banheiro 

Até mesmo o banheiro pode ser decorado usando tijolos de vidro, e isso trará um toque sofisticado.

Utilize tijolos de vidro para criar uma divisória de chuveiro. Logo, isso permite que a luz natural entre no chuveiro, criando uma sensação de espaço aberto e arejado.

Do mesmo modo, use tijolos de vidro para criar nichos embutidos nas paredes do banheiro. Estes podem ser usados para armazenar produtos de higiene pessoal ou itens decorativos.

Instale tijolos de vidro em uma área da parede onde a luz possa ser inserida por trás deles, criando uma luminária embutida.

Na sala 

Já na sala, os tijolos de vidro ganham uma função de decoração e também de divisão entre ela e outros ambientes.

Assim, instale uma parede de tijolos de vidro como uma característica de destaque na sala. Isso pode ser feito em uma parede inteira, adicionando textura e interesse visual ao espaço.

Crie uma divisória parcial entre a sala e um corredor ou entrada usando tijolos de vidro. Isso fará uma separação entre os espaços sem bloquear completamente a luz.

Além disso, use os tijolos de vidro para criar uma parede parcial entre a sala e um jardim de inverno ou varanda adjacente. Isso vai permitir que a luz natural flua entre os espaços.

Em varandas

Para usar os tijolos em varandas, é preciso que você preste muita atenção.

Uma boa ideia é a criação de um jardim vertical usando tijolos de vidro como suportes para os vasos de plantas. 

Isso pode ser feito fixando os tijolos de vidro verticalmente ao longo da parede da varanda e colocando os vasos de plantas embutidos nele. Mas claro, evite vasos muito pesados. 

Ou mesmo integre tijolos de vidro no piso da varanda, especialmente ao longo das bordas, e instale luzes LED por baixo deles para criar uma iluminação suave e difusa à noite.

Como divisória

Por fim, para criar uma divisória especial, bonita e funcional em sua residência, considere utilizar tijolos de vidro. 

Optar por essa escolha garante que a finalidade de decorar e dividir os ambientes seja atendida com excelência.

O melhor é por tijolos transparentes ou canelados, dessa forma, você terá um ambiente clean. Já se busca por algo mais moderno, experimente os vidros coloridos.

Os tijolos de vidro podem ser utilizados tanto para formar paredes inteiras quanto para pequenas divisões entre os espaços.

Quais as vantagens do tijolo de vidro? 

Os tijolos de vidro são grandes possibilitadores da separação entre ambientes que permite a entrada de luz. 

Ou seja, você pode trocar uma parede com grandes janelas por uma divisória de tijolos de vidro. Isso irá assegurar sua privacidade.

Além disso, o vidro é um material extremamente fácil de limpar. Ele não retém sujeira e é resistente a poeira, umidade, poluição e produtos de limpeza.

Bem executado, o vidro apresenta uma durabilidade muito longa.

Devido ao ar em seu interior, o vidro serve como excelente isolante térmico e acústico. Afinal, ele diminui a propagação de ondas sonoras e bloqueia a transferência de calor por condução ou convecção.

E além de tudo isso, ele também reduzirá seus gastos com a conta de luz, pois como permite a entrada de luz natural.

divisória com tijolo de vidro na decoração.

Há diferenças entre blocos de vidro e tijolos de vidro? 

Sim, possuem muitas diferenças entre os blocos de vidro e os tijolos de vidro, e uma delas é na estrutura, já que os blocos geralmente são maciços enquanto os tijolos são ocos.

A forma de aplicação também existe, já que um é utilizado de forma estrutural, enquanto o outro costuma ser utilizado de forma decorativa.

E possuem também as diferenças estéticas, que variam de acordo com tamanho, padrão, formato, textura e até mesmo cor.

 

Esperamos que vocês tenham gostado do nosso conteúdo e que tenham aprendido a usar os tijolos de vidro. 

E claro, desejamos que você tenha um cantinho muito convidativo e aconchegante com a utilização dos tijolos de vidro. 

Continue acompanhando o site para saber mais sobre decoração e outros conteúdos que podem ser úteis para você!