Carregando a informação...

A iluminação natural é um dos principais aspectos que devem ser considerados na arquitetura de uma casa.

Mesmo quando for conhecer apartamentos para alugar, é importante que analise o quanto de luz do sol o apartamento recebe durante o dia.

Para isso, é importante entender a localização do terreno e verificar sua relação com o nascer e o pôr do sol. Dessa forma, você saberá quais cômodos de um imóvel receberão mais iluminação natural. 

Mas agora que você já sabe como analisar, que tal aprender os benefícios de se ter iluminação natural residencial? Continue lendo para saber!

Entenda os benefícios da iluminação natural 

A iluminação natural oferece diversos benefícios para o ambiente e também para o morador, permitindo que ambos desfrutem de pontos positivos.

Além de clarear o ambiente, prevenindo fungos, mofos ou outras coisas, a iluminação natural promove o bem-estar do morador.

Confira abaixo alguns do principais benefícios da iluminação natural residencial:

Aumento de bem-estar e saúde

O primeiro e principal benefício é o aumento do bem-estar e saúde, já que é por meio dos raios solares que recebemos a vitamina D.

Vitamina essa que é responsável pela melhora da absorção do cálcio, fortalecendo os ossos, melhorando a imunidade, o sono e reduzindo o estresse.

Além disso, a falta dessas luzes solares pode causar impactos negativos para a saúde mental dos moradores. Visto que a exposição ao sol auxilia na liberação de endorfina.

Logo, segundo o que apontam especialistas, a iluminação natural ajuda a reduzir estresse, mau humor e possíveis riscos de depressão.

Economia de energia

Além da saúde, a iluminação natural também é ótima para o seu bolso, já que sem a necessidade de tantos gastos com energia elétrica, as contas reduzem.

E obviamente, priorizar a iluminação natural é bom para o meio ambiente, já que reduz muitos impactos ambientais causados pelos gastos excessivos de energia elétrica.

Os gases poluentes emitidos por conta da produção de energia vão ser reduzidos drasticamente caso mais pessoas comecem a usar mais a iluminação natural.

A iluminação natural pode te ajudar a reduzir cerca de 40% do custo com consumo de energia elétrica. 

E além disso, a temperatura ambiente também melhora, fazendo com que a necessidade de ventilação artificial seja reduzida.

Conforto visual 

Quando a iluminação é indireta e dispersa, os nossos olhos se sentem mais confortáveis do que estariam com as luzes artificiais.

Então, além das últimas citações, a iluminação natural melhora a qualidade da visão, fazendo com que não haja desconfortos no ambiente.

Dessa forma, os seus olhos ficaram menos cansados de tantas luzes, reduzindo até mesmo possíveis dores de cabeça frequentes.

Além disso, se as fadigas com luzes fortes são evitadas, sua produtividade dentro de casa pode dobrar.

A luz vai mandar sinais para o restante do organismo, fazendo com que ele acelere o seu ritmo. Aliás, isso é ótimo para que seu corpo consiga diferenciar a hora de descansar das demais.

iluminação natural residencial em uma sala com amplas janelas.

Prevenção de fungos

Outro benefício da iluminação natural residencial, é que ela pode contribuir muito com melhorias no ambiente, evitando até doenças. 

Já que, em ambientes onde a incidência de luz solar é menor, há grandes chances de fungos serem gerados, o que resulta em cheiros desagradáveis, causando alergias.

Para os alérgicos, o sol é um fator de extrema importância, juntamente com uma boa circulação de ar, evitando que poeiras se acumulem.

Estética do ambiente

Além de todos esses fatores já citados, não podemos esquecer de falar sobre a valorização do espaço.

Já que, com uma boa iluminação e ventilação o ambiente se torna muito mais agradável e atrativo para as pessoas.

A iluminação pode dar a sensação de que o espaço é muito maior do que ele realmente é, e é possível obter efeitos incríveis com ajustes no acesso da iluminação.

Técnicas de iluminação que valorizam o ambiente

Existem diversas maneiras e tipos de iluminação natural para valorizar o ambiente nos projetos.

Para desenvolver esses projetos, preste atenção nas direções onde o sol nasce e se põe, já que a intenção é conseguir o máximo de iluminação natural possível.

Além disso, algumas táticas podem ser usadas para aumentar a dimensão do espaço, junto a escolha de cores, móveis e materiais.

Confira algumas ideias! 

Uso de claraboias

A claraboia é uma tática antiga, mas que tem sido cada vez mais utilizada nos últimos anos em reformas ou construções.

Sendo assim, é bastante utilizado para iluminar ambientes internos e externos de forma mais refinada e elegante.

A instalação de claraboias é uma das melhores maneiras de iluminar, pois permitem a entrada de luz e auxiliam na circulação em áreas que não possuem janelas.

Estruturas que utilizam clarabóias, em conjunto com janelas verticais, tendem a ser bem mais eficientes em termos energéticos.

Iluminação zenital 

A iluminação zenital é uma tática que começa por aberturas na cobertura da construção, além de auxiliar a clarear o ambiente, possui uma finalidade de estética.

Por isso, ela é muito usada em prédios comerciais, como shoppings. Mas, ela também pode ser aplicada em casas, principalmente aquelas que vão mais para o lado da arquitetura verde.

O interessante é que você pode usar esse tipo de iluminação de diferentes jeitos, permitindo que ela se adapte ao estilo da estrutura.

Algumas das opções de de estilo são:

  • Domos ou Cúpulas.
  • Lanternins.
  • Átrios.
  • Claraboias.
  • Sheds.
  • Telha translúcida.

Brises

Os Brises são como lâminas, que podem ser fixos ou móveis, verticais ou horizontais. Elas são ótimas soluções para lugares que possuem altas incidências solares.

Afinal de contas, eles permitem que os raios solares entrem de forma indireta, clareando os espaços sem superaquecer e oferecem muita privacidade.

A instalação deles pode aumentar os custos da sua obra, mas são um ótimo investimento ao longo do tempo. 

Portanto, por mais que seja um aumento na obra, ele ainda é um investimento que fará a conta de luz ser reduzida.

Varandas

As varandas são ótimas para incluir em projetos, já que bloqueia a radiação solar direta e ainda assim clareia o ambiente.

Dessa forma, são muito usadas em construções no geral, seja para casas ou comércios. Sendo uma ótima pedida para a iluminação natural residencial.

O ideal é que elas tenham portas de vidro e janelas amplas para que a luz possa invadir a casa, favorecendo a iluminação natural.

Mas claro, é importante que em casa você possa ter sua privacidade, então é importante usar cortinas.

Também é possível que você instale plantas na sua varanda, deixando-a mais ventilada e viva com várias mudas.

E claro, a decoração sustentável é uma das grandes tendências de decoração para 2024, logo, vale a pena investir! 

Presença de prateleiras de luz 

Uma ótima opção é a prateleira de luz, que é ideal para a entrada de luz solar direta e indireta.

Ela é uma estrutura horizontal que reflete os raios solares de forma vertical, ampliando a área que vai ser clareada.

No caso, não tem um ofuscamento, o que ajuda a reduzir o calor, e automaticamente, reduzindo a necessidade de gastos com ventilação artificial.

Além disso, elas são uma ótima opção para lugares com alta incidência solar, já que mesmo com temperaturas altas, o espaço não vai superaquecer.

Uma dica extra é usar cores claras para paredes e teto, dessa forma a luz será refletida, deixando o ambiente ainda mais iluminado.

iluminação natural residencial em sala decorativa de casa com plantas.

Dicas para melhorar a iluminação natural residencial 

Já acordar com uma boa dose de luz natural invadindo seu quarto vai além da estética, sendo também ótimo para sua saúde. 

Como explicamos, aproveitar bem a luz solar pode trazer uma série de benefícios para você e para o ambiente. 

Por isso, veja algumas dicas para melhorar a iluminação natural residencial abaixo:

Mantenha janelas abertas 

Se você tem o hábito de abrir as janelas logo que acorda, saiba que ele é de grande ajuda para deixar seu ambiente mais aconchegante.

A luz natural pela manhã é uma das melhores, já que os raios solares são mais fracos e o clima costuma ser mais fresco.

Uma dica extra, é que você faça limpezas frequentes, pois as impurezas podem influenciar bloqueando o fluxo de luz no espaço.

O ideal é que faça uma limpeza mensal com água e produtos específicos para vidros, para que ele fique bem limpo.

Então lembre-se, deixe as janelas abertas e limpas sempre para que a circulação de ar e a iluminação natural não sejam prejudicadas.

Use cortinas leves

As cortinas podem ser usadas para trazer um charme a mais para o ambiente, e a lógica é óbvia, quanto mais leve for o tecido, mais luz entrará na sua casa.

Por isso, o ideal é que a cortina seja mais leve, por exemplo, usando tecidos como seda, renda, organza e linho.

Se for apostar em um blackout para o seu quarto, certifique-se de que toda a janela ficará descoberta quando for abri-la.

Uma ótima ideia é usar peças mais claras, para que os raios consigam atravessar os tecidos, iluminando o cômodo.

Aproveite peças brancas 

As cores claras têm mais capacidade de refletir a luz do sol, pois segundo a teoria das cores, a cor branca reflete as cores, enquanto o preto as absorve.

Por conta disso, use e abuse das cores mais claras para que o ambiente fique mais claro, e sem sobrecarregar com muitas cores.

O mesmo vale para os móveis, decorações, acessórios e estofados, usando tons claros, os ambientes se tornam visualmente maiores e mais iluminados.

Conte com espelhos

Uma ótima alternativa para aproveitar o melhor da iluminação natural, é usando espelhos, já que além de refletir as luzes, essas superfícies vão trazer um aspecto mais chic e moderno.

O ideal é usar pontos estratégicos para a instalação dos espelhos, como em frente a janelas.

Uma outra ideia interessante é usar móveis espelhados pela casa, metálicos ou até mesmo com materiais polidos. Você pode se surpreender com o resultado dessas mudanças!

Aproveite ambientes integrados  

Outra ótima opção é usar ambientes integrados, para que a luz possa se espalhar por todo o espaço, sem paredes impedindo.

Os cômodos menores, por mais que possuam janelas, aparentam ser mais escuros pelo tamanho.

Então, a ideia é eliminar os obstáculos para que a luz tenha liberdade e clareie todos os ambientes do imóvel.

Viu como é fácil transformar a casa com iluminação natural residencial? Aproveite agora que você já aprendeu e busque aprimorar isso no seu apartamento ou casa!

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo, continue acompanhando o site para saber mais!