Carregando a informação...

Os absorventes gratuitos pelo SUS estão disponíveis, mas você já sabe como conseguir? 

Essa iniciativa faz parte do plano do governo para o combate a desigualdade social, fazendo com que toda a população tenha dignidade menstrual.

Mais de 31 mil unidades credenciadas no programa Farmácia Popular já estão distribuindo absorventes. Leia para saber se você tem direito a esse benefício.

Como funciona o sistema de absorventes gratuitos pelo SUS?

A proposta da iniciativa do governo é auxiliar no acesso aos absorventes, tendo como foco pessoas em vulnerabilidade social. 

Ela decorre do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, sendo uma iniciativa de diversas pastas do governo.

Por exemplo, a pasta da Saúde; Direitos Humanos; Justiça e Segurança; Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e Mulheres e Educação.

Esse programa teve seu início na segunda semana de janeiro de 2024, já tendo sido planejado desde 2023..

O pretendido com esse projeto é a diminuição da desigualdade social, visto que grande parte da população, que está em extrema pobreza, carece de cuidados do tipo.

Ou seja, a ideia é justamente promover a dignidade menstrual e contribuir com o combate à desinformação. 

Isso porque, além da distribuição dos absorventes, o programa também fará ações de conscientização sobre cuidados com a saúde e higiene menstrual. 

A pobreza menstrual é um tema que dificulta a vida de milhares de pessoas, e principalmente com a evasão escolar.

Os dados mostram que uma a cada quatro pessoas faltam à escola durante o período menstrual, e 4 milhões sofrem com a privação de higiene na escola.

Descubra quem tem direito ao benefício

Esse programa tem como público-alvo mulheres com baixa renda, que estão em situação de vulnerabilidade extrema. Assim, a estimativa é que 24 milhões de pessoas sejam beneficiadas. 

Para conseguir os absorventes gratuitos, a pessoa deve seguir alguns requisitos. O primeiro deles é estar na faixa etária entre 10 a 49 anos.

Além disso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e com uma renda familiar mensal de até R$218 por pessoa.

Os estudantes de instituições públicas que estiverem inscritos no CadÚnico também têm direito, mas nesse caso a renda mensal por pessoa vai até meio salário mínimo (R$706).

Já para as pessoas em situação de rua, não há limite de renda. Os estrangeiros residentes e naturalizados no Brasil, também podem retirar os absorventes gratuitos pelo SUS.

Como conseguir absorventes gratuitos pelo SUS?

Esse programa é um grande incentivo para o combate às desigualdades sociais, já que o maior problema da higienização menstrual parte da dificuldade de acesso.

Mas para conseguir os absorventes gratuitos pelo SUS é necessário seguir alguns passos definidos pelo governo. 

Lembre-se que para os menores de 16 anos, a retirada deve ser feita pelos pais ou responsáveis legais.

Siga o passo a passo: 

1º passo – Acesso ao Meu SUS Digital 

O primeiro passo para a retirada, é você acessar o aplicativo Meu SUS Digital, que é a nova versão do Conecte SUS.

Quando você faz o acesso, deve gerar uma autorização, usando um documento de identificação oficial.

O nome desse documento é “Autorização do Programa Dignidade Menstrual” que tem uma validade de 180 dias.

No entanto, caso você tenha algum tipo de dificuldade para usar o aplicativo ou emitir a autorização, é possível buscar ajuda em um Unidade Básica de Saúde (UBS). Dessa forma, os profissionais do local irão auxiliar no processo. 

ACESSE O MEU SUS DIGITAL

2º passo – Reunir documentos 

Para garantir os absorventes gratuitos pelo SUS, é necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto, e número de CPF.

Então organize os documentos necessários, e leve-os para a unidade do Farmácia Popular para conseguir retirar os absorventes gratuitos pelo SUS.

3º passo – Procurar uma unidade do Farmácia Popular 

Depois de seguir os últimos passos, é necessário que você procure a unidade do Farmácia Popular mais próxima de você para a retirada.

Mas, obviamente, lembre-se de levar os documentos que são necessários.

Vale ressaltar que as pessoas em situação de rua podem buscar o benefício em Centros de Referência da Assistência Social, como CRAS e CREAS. E também em Centros POP, Centros de acolhimento e equipes de Consultório na Rua.

 

Agora você já sabe como retirar absorventes gratuitos pelo SUS.  Esse programa é de grande importância, e ajuda os mais necessitados e vulneráveis a ter dignidade menstrual.

Inclusive, pessoas em situação de rua, muitas vezes desenvolvem doenças devido a má higienização menstrual.

Com a iniciativa, o governo pretende enfrentar esse problema, dando uma vida menstrual digna para os mais vulneráveis.

Continue acompanhando o site para saber mais sobre os programas do governo.