Buscando a sua recomendação...

Publicidade
Publicidade

Para quem está em busca de valorizar ainda mais a sala de jantar de uma casa, não pode deixar de conferir os lustres para o cômodo, neste artigo vamos falar um pouquinho sobre como fazer lustres para sala de jantar reciclando materiais e de como podemos utiliza-los na decoração.

Muitos são os modelos de lustre disponíveis no mercado que podem ser utilizados em uma sala de jantar para trazer ao local ainda mais beleza e valorização, hoje vamos mostrar alguns passo a passo para que você mesmo construa o seu de maneira prática e sustentável.

Publicidade

Se você está em busca de um lustre ideal para a sua casa, não pode perder nosso artigo e ficar por dentro de dicas super interessantes sobre o tema, vamos mostrar como fazer alguns lustres legais e oferecer informações para te ajudar a escolher o seu.

DIY: Como fazer lustres para sala de jantar reciclando materiais

Os lustres

Em se tratando de objetos decorativos o lustre sempre teve destaque, muitos são os modelos encontrados no mercado de vários tamanhos e modelos, para cada estilo tem um lustre ideal, então o primeiro passo antes da escolha do lustre é escolher o estilo que você deseja para a sua sala de jantar.

Tem lustres mais simples que podem compor estilos como o clean e minimalistas e lustres luxuosos que formam estilos clássicos e provençais, a verdade é que os lustres estão presentes na vida das pessoas desde muito tempo, antigamente ajudando a trazer ainda mais luxo aos grandes palácios medievais e com o passar dos tempos foram se adaptando às novas tendências.

Publicidade
Publicidade

Abaixo alguns exemplos de lustres acessíveis que você mesmo pode fazer em casa, buscamos escolher modelos mais fáceis e rápidos para facilitar na hora da confecção.

Como fazer lustres para sala de jantar com colher de plástico

Um lustre especial e que utiliza materiais descartáveis que muitas das vezes vão para o lixo. Com esse lustre feito de colher de plástico você economiza dinheiro e ainda ajuda a preservar o meio ambiente tudo de bom.

Materiais

Publicidade
Publicidade
  • Galão de água 5 l
  • Colherzinha de plástico
  • Pistola de cola quente

Modo de fazer

O primeiro passo é separar as colheres que vai usar para confeccionar o lustre e quebrar a

Publicidade
Publicidade

ponta de todas de modo que só fique a parte da concha. Agora com o galão em mãos corte o seu fundo dependendo do tamanho que você deseja faça um furo maior.

Com ajuda de uma cola quente vá colando as colheres uma por uma sobre o galão e compondo o lustre, faça o processo até que se cubra todo o galão sem deixar buracos. Para o acabamento é interessante fazer uma coroa com as colheres deitadas fazendo um efeito bem legal, é interessante ver o vídeo para que você entenda melhor o processo e tire as suas dúvidas.

Publicidade
Publicidade

Lustre de barbante

Esse é um dos lustres mais simples de se fazer e que não perde em nada em beleza e versatilidade, outro ponto legal é que é um lustre barato que gasta pouco material, um detalhe é que você pode reutilizar o barbante para fazer esse tipo de peça.

Materiais

  • Apoio de balão, pode ser um copo
  • Barbante
  • Cola branca
  • Balão

Modo de fazer

O primeiro passo é encher o balão e prender no apoio escolhido o encha do tamanho que deseja o seu lustre, separe um potinho para colocar a cola que vai utilizar no processo. Comece a colar o barbante em toda extensão do balão de mais de uma volta para que ele fique firme, depois de pronto passe mais uma camada de cola

para dar sustentação. Espere secar e então fure o balão e retire os pedaços agora é só fixar na lâmpada que deseja.

Lustre de PVC

Esse lustre é um pouco mais complexo e requer da pessoa até certo cuidado, mas no final o resultado é extremamente belo, só faça esse lustre se já tiver certo costume com peças assim e com uso de fogo, proibido para crianças, utilize peças usadas para compor o lustre economizando assim em material e ao mesmo tempo ajudando ao meio ambiente.

Materiais:

  • Micro
  • retifica
  • 2 pedaços de cano um com 38 cm e outro com 5 cm, 50 mm
  • Uma caneta,
  • estilete
  • Trena ou régua

Modo de fazer

Corte o cano pequeno fazendo uma abertura que dê para encaixar no cano maior e marque com a caneta onde você vai colocá-lo. Faça uma marcação embaixo e uma em cima. Faça desenhos de retângulos no cano e recorte a beiradinha, de modo bem fino.

Passe a estrutura no fogo devagar veja o vídeo para aprender melhor e vá entortando a estrutura, muito cuidado nessa parte o fogo vai fazer com que a peça fique maleável. Na onde fizemos a marcação no início você pode fazer furinhos desenhos para enfeitar a peça. Use luva no processo o cano fica bem quente.