Carregando a informação...

Quem tem um animal de estimação sabe como é importante ter um espaço só para o pet, seja para que ele brinque ou coma sem bagunçar outros cômodos.

Os bichinhos são ótimos companheiros para os seres humanos, com seu enorme carinho, eles mudam sua rotina e alegram sua vida.

Por esse motivo, e muitos outros, os brasileiros têm adotado cada vez mais bichinhos para sua casa.

Pensando nisso, reunimos algumas ideias para ajudar você a montar um cantinho especial para seu pet. Continue lendo para mais!

 

Como escolher o espaço certo para o animal? 

Em primeiro lugar, a escolha de onde o seu pet ficará varia com a preferência dele.

Para gatos, que costumam ser mais reservados, o melhor ambiente é dentro de casa.

Afinal, os gatos preferem ambientes onde eles possam ter maior privacidade, já que não costumam ser tão sociáveis quanto outros pets.

Eles podem preferir se esconder quando visitas chegam em casa, então opte por uma área que seja mais confortável para o seu bichinho.

Já os cachorros, costumam ser mais extrovertidos, e com mais energia, o quintal é sempre uma boa opção. Mas claro, caso você tenha esse espaço disponível.

Lembre-se que os cachorros gostam de correr e brincar, então, uma boa alternativa é ter um lugar mais amplo.

 

É possível ter cantinho para cachorro em apartamento? 

É sim possível que você crie um cachorro em um apartamento. Porém, os cuidados irão depender do porte do animal.

Ou seja, se for um animal de grande porte, e você queira criá-lo em um apartamento, lembre-se de fazer passeios diários.

Isso é necessário para que ele possa se exercitar e fazer as principais necessidades.

Enquanto isso, um animal de pequeno porte também necessita desses passeios, mas podem ser com menos frequência, somente para que ele faça suas necessidades.

Afinal de contas, animais menores ainda podem ter mais conforto em espaço limitados.

Sendo assim, em seu apartamento, o pet pode ter uma área para que possa brincar, se alimentar e descansar. A seguir, vamos dar dicas de como criar esse ambiente. 

 

Dicas de como montar um cantinho pet

Para montar um cantinho pet, é necessário analisar o animal e seus hábitos. Afinal de contas, isso pode variar entre cada bichinho de estimação.

Sendo assim, lembre-se que seu pet tem uma personalidade própria, e pode ter determinadas preferências e particularidades, assim como seus donos.

Ao mesmo tempo, acompanhe as dicas que reunimos a seguir: 

Separe um espaço para as necessidades do animal 

Para que o seu pet aprenda o lugar certo para fazer as necessidades, é preciso delimitar um ponto fixo para que ele se acostume.

Segundo os profissionais, os tapetes higiênicos para cachorros e caixas de areia para gatos são opções corretas para os bichinhos.

Além disso, não se esqueça que os animais preferem que seu ambiente de descanso e alimentação seja com uma certa distância de onde será o seu espaço higiênico.

Ou seja, tenha isso em mente na hora de separar um local ideal.

Pense em modelos de caminhas confortáveis 

Aposte em camas suspensas para os seus gatinhos, para que eles possam se exercitar quando forem deitar. Inclusive, os gatos gostam de escalar lugares altos e camas altas podem ser mais interessantes.

Atualmente, é possível encontrar diversos modelos de camas e que se encaixem perfeitamente com as preferências dos animais.

Já os cães preferem camas em locais mais baixos, por exemplo, uma cama ou cabaninha no chão com cobertas para ter mais conforto.

Alguns pets podem escolher uma cama com maior abertura, ou uma cabaninha mais escondida, tudo dependerá das preferências e hábitos de cada. 

Reúna brinquedos e itens para estimulá-los 

Os brinquedos costumam ser a parte favorita dos bichanos, afinal, eles gostam de desafios para o cérebro. Por isso, não pode faltar uma parte só para eles no cantinho pet.  

Os gatos gostam bastante de brinquedos que eles possam usar as unhas para puxar, por exemplo, novelos de lã, ou brincadeiras para pegar petisco. 

Por outro lado, cachorros podem se divertir muito com bolinhas e bonequinhos que podem morder à vontade. 

Dessa forma, na hora de armazenar os brinquedos, uma boa aposta é colocá-los em uma caixa.  Inclusive, sendo algo ideal para manter a bagunça mais organizada, sem correr o risco de perder itens.

Não se esqueça da proteção 

Em apartamentos, é importante ressaltar a importância de redes de proteção para janelas, para que seu pet fique em casa sem a possibilidade de se machucar.

Mas em casas também é interessante considerar grades e redes, garantindo uma maior proteção para impedir a fuga dos animais.

Do mesmo modo, considere utilizar cercadinhos e portinhas próprias de animais para impedi-los de acessar ambientes que ofereçam algum perigo. 

Use nichos e prateleiras para organização

Uma boa forma de organizar o cantinho pet é utilizando nichos e prateleiras para guardar os itens necessários.

Ou seja, guardar os brinquedos, potes de alimentos, roupas, coleiras, cobertas e remédios, é um meio de organização muito bom para donos de bichinhos.

Além de organizar, dependendo da forma que as prateleiras estão juntas à parede, os gatos podem também utilizar para escalar.

Reúna todos os utensílios do pet 

cantinho pet para gatos

Muitas coisas são necessárias para que seu animal de estimação tenha um conforto maior. Assim, algumas coisas que são necessárias para o cantinho de seu pet:

  • Comedouros;
  • Bebedouros;
  • Cama de pet;
  • Tapete Higiênico;
  • Brinquedos.

Uma boa opção para os bebedouros é colocar um paninho abaixo para que o chão não fique molhado. Do mesmo modo, deixe os comedouros por perto para que o pet tenha seu espaço de alimentação. 

Como dissemos, é interessante ter um espaço mais afastado para o tapete higiênico ou caixinha de areia. 

E claro, não se esqueça de deixar o ambiente mais lúdico e interessante com os brinquedos. 

 

Entenderam um pouco mais sobre como dar um maior conforto ao seu bichinho favorito? Esperamos que sim! 

Agora você pode montar um cantinho pet muito especial e se gostou do conteúdo, continue acompanhando o site para mais ideias!