Carregando a informação...

Está planejando uma viagem e quer saber como deixar a sua casa segura enquanto estiver fora? Nós vamos te ensinar algumas dicas de como proteger a casa quando viajar!

Em feriados prolongados, ou em períodos de férias mais longos, viajar com a sua família e amigos é algo indispensável para trazer alegria.

Porém, uma das preocupações mais naturais é a segurança da sua casa, que irá ficar muitos dias vazia.

Para garantir que você se divirta com tranquilidade e paz, separamos algumas dicas para te ajudar! Continue lendo!

7 dicas de como proteger a casa quando viajar 

Ninguém deseja retornar das férias e encontrar a sua residência violada, saqueada ou danificada por algum incidente, não é verdade? 

Por esse motivo, é fundamental seguir algumas orientações simples, porém eficazes, para evitar tal situação desagradável.

Abaixo, apresentamos 7 sugestões para manter sua casa segura durante uma viagem, seja curta ou longa.

Ao adotá-las, será possível desfrutar das férias com menos preocupação e aproveitar ao máximo seus dias de descanso. Veja!

1- Conte com automação residencial

É recomendável possuir lâmpadas com sensor que se acendem ao detectar movimento ou sistemas inteligentes que se ativam e desativam conforme o horário.

Sendo assim, é viável manter a residência ativa, com cortinas abrindo e fechando e luzes ligando e desligando. 

A segurança do ambiente pode ser automatizada, fornecendo informações sobre o trancamento da porta, a ativação do alarme e da cerca elétrica.

Além disso, o sistema de casa inteligente emite alertas de segurança que podem ser úteis para você durante esse período. 

Já com sensores de movimento e dispositivos conectados, é capaz de enviar notificações imediatas ao identificar atividades suspeitas.

Dessa maneira, facilita a reação rápida dos moradores em situações de emergência, possibilitando medidas preventivas ou acionamento das autoridades apropriadas.

2- Defina um sistema de alarme e câmeras 

Ao abordar tecnologia residencial, é muito útil o uso das câmeras externas e internas, fundamentais para a proteção do lar.

Seja para identificar possíveis ameaças ou para monitoramento cotidiano, esses dispositivos ajudam na segurança própria e daqueles que compartilham o mesmo espaço.

Além disso, as câmeras são ferramentas valiosas na investigação de disparos de alarme e situações semelhantes.

Por exemplo, as câmeras externas permitem monitorar atividades na vizinhança e prevenir possíveis invasões.

Dessa forma, com câmeras bem posicionadas e de qualidade, é viável acompanhar em tempo real, proporcionando ações imediatas, se necessário.

Um sistema de alarmes funcionando 24 horas por dia é recomendado para garantir a segurança da residência, sendo inúmeras as empresas que oferecem soluções completas nesse sentido.

Assim, se houver qualquer tentativa de invasão da casa, o alarme será acionado imediatamente, chamando o apoio policial.

As empresas especializadas em monitoramento de segurança prestam serviços 24 horas, sendo uma boa escolha para quem viaja com frequência.

3- Mantenha objetos de valor em segurança

Mantenha em algum lugar seguro dinheiro, jóias ou outros itens de valor, pois pode ser perigoso deixá-los soltos em casa. 

Não deixe esses pertences na casa vazia, pois caso aconteça alguma invasão, seus pertences estarão a salvo.

Você pode deixar com parentes ou em algum lugar que seja seguro para você, como um cofre, para aproveitar as férias com mais tranquilidade e paz.

Até mesmo as chaves do seu veículo, estacionado em sua garagem, devem ser guardadas em lugares de difícil acesso, para evitar furtos.

4- Desligue água e gás

Mais uma sugestão para proteger a residência durante as viagens de férias é desligar os sistemas de água e gás. 

Além de trazer economia nas despesas, esse cuidado simples pode prevenir incidentes como vazamentos, inundações e incêndios. 

Para evitar esses problemas, é recomendado fechar os registros de água e gás antes da saída e verificar se não há aparelhos ligados que possam causar problemas elétricos. 

Outra medida útil é investir em um detector de fumaça, que identifica rapidamente qualquer sinal de fogo e solicita ajuda de forma imediata.

5- Avise familiares ou vizinhos próximos

Evite revelar a desconhecidos ou pessoas em que não confia integralmente sobre a sua viagem. 

No entanto, se tiver um vizinho em quem confia plenamente, pode ser válido comunicar a viagem, pedindo para que esteja atento a qualquer atividade suspeita. 

Não se esqueça de deixar o seu número de contato, caso ele precise lhe informar de alguma ocorrência.

Além disso, se for se ausentar por um longo período, deixe uma cópia das chaves com alguém confiável para recolher a correspondência.

O acúmulo de cartas e contas chama atenção para a ausência de ocupantes na residência, e isso pode ser prejudicial.

Portanto, também pode ser útil suspender a entrega de jornais e revistas durante a sua ausência para evitar que se acumulem.

6- Atenção com portas e janelas 

Pessoa usando sistema de identificação de como proteger a casa quando viajar.

Uma das partes mais importantes da proteção de sua casa, é a atenção às portas e janelas, vigiando-as para evitar que elas não fiquem abertas. 

Além disso, uma tecnologia atual, que é ainda mais segura, é a fechadura digital que dificulta a entrada de indivíduos mal-intencionados. 

Através dela, é possível criar acessos distintos para os usuários, o que ajuda a bloquear atividades suspeitas. 

É válido destacar que há a possibilidade de controlar o acesso remotamente, facilitando a entrada de visitantes sem a necessidade de cadastrar mais senhas ou biometrias.

7- Tenha um seguro residencial 

Uma das principais maneiras de evitar prejuízos com qualquer tipo de acidentes e assaltos é usando o seguro residencial.

Ele é fornecido por instituições financeiras e empresas de seguros, e oferece proteção ao contratante em casos de roubo, furto e danos causados.

Além disso, é viável solicitar assistências adicionais conforme o contrato, como limpeza de reservatórios de água, reparo de telhados e janelas, vazamentos em tubulações, entre outros, inclusive em situações de urgência.”

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como proteger a casa quando viajar, o que acha de adaptar isso para a sua realidade?

Então, aproveite as tendências do mundo tecnológico e mantenha sua residência segura e automatizada. 

Gostou do conteúdo, continue acompanhando o site para saber mais sobre as novidades para sua casa!