Carregando a informação...

O Jardim terapêutico tem sido cada vez mais utilizado por hospitais, clínicas e centros de reabilitação privados. Ele tem propriedades que ajudam para a saúde física e mental das pessoas em tratamento.

Então, se quer saber mais sobre tudo o que o Jardim terapêutico pode oferecer, continue lendo que vamos te contar!

O que é um Jardim Terapêutico?

Os Jardins terapêuticos são espaços destinados para ajudar pessoas a relaxarem, tratando ansiedade e outros problemas.

É um refúgio para que as pessoas em reabilitação possam se desconectar do mundo exterior. Na maioria das vezes, esses jardins são encontrados em clínicas e hospitais privados.

Ele é bem planejado, para que cada elemento possa combinar e trazer o equilíbrio e tranquilidade necessários, intenções principais do espaço.

Quais são os benefícios de ter um

O jardim terapêutico possui diversos benefícios para quem desfruta desse ambiente recorrentemente. Além de ótimo para a melhoria do sono, também reduz o estresse e a ansiedade.

Por estar diretamente em contato com a natureza, o jardim terapêutico irá estimular a sua criatividade, concentração e memória. Incrível, não é?

Em relação à sociabilidade, com a restrição do uso de celulares e outros aparelhos tecnológicos, você terá mais contato com as outras pessoas que poderão estar ali.

Por onde começar um Jardim Terapêutico?

Para começar a criação de um jardim terapêutico, é preciso se planejar bem, para que você possa evitar problemas.

Uma boa dica para iniciar, é definir o local onde o seu jardim estará localizado, planejando os espaços e áreas disponíveis.

Faça um planejamento que te ajude de forma visual, por exemplo, literalmente desenhando, para ter ideias de onde ficarão as plantas e outras eventuais peças.

Quais plantas são fundamentais para esse espaço

Assim como o próprio nome indica, um jardim terapêutico pede por uma conjunto de plantas mais lineares, que trarão uma sensação de paz e tranquilidade.

Para isso, use plantas com poderes medicinais que agem no relaxamento mental e físico, como a camomila e a hortelã.

Outras plantas podem ser utilizadas para esse tipo especial de jardim, como:

  • Babosa;
  • Dente-de-Leão;
  • Calêndula;
  • Eucalipto;
  • Lavanda;
  • Erva cidreira;
  • Carqueja.

Itens que podem ser incluídos além das plantas

Usar outros elementos especiais pode ser muito útil para trazer mais vida para o ambiente e ajudá-lo a cumprir o seu propósito.

No caso de jardins terapêuticos, você pode instalar uma pequena fonte de água que deixe o clima mais agradável e tranquilo.

Pedras, itens de madeira e elementos bem característicos da natureza são super bem-vindos para serem usados nesse jardim.

Jardim Terapêutico é muito mais que estética

O Jardim terapêutico, muitas vezes, com tantas peças, ganha uma beleza única vista apenas em trilhas e cachoeiras. Às vezes, isso dá a impressão de que ele é somente direcionado pela estética, mas não é assim que funciona.

Ele é um jardim muito especial, que tem efeitos positivos na saúde física e mental de pessoas em diversos tratamentos de reabilitação, sendo muito necessário.

jardim terapêutico no início

Plante e utilize seu próprio Jardim Terapêutico em casa

Agora que te ensinamos os pontos essenciais na hora de fazer o seu jardim, você pode aplicar essas dicas em sua casa.

Garantimos que esse espaço será um local perfeito para você relaxar após longos dias estressantes na sua rotina.

Assim, ele também pode ser um espaço muito bom para sessões de meditação e reuniões em família, onde a prioridade é a conexão interior e o desligamento momentâneo com o mundo exterior.

O que evitar colocar no Jardim Terapêutico em casa

Assim como as diversas dicas até agora sobre o que você pode usar em um jardim terapêutico, devemos te ensinar o que precisa ser evitado.

Em um jardim terapêutico, o principal foco é a melhoria da saúde mental e redução do estresse. Então, ao escolher os elementos, tome muito cuidado e evite usar itens que tragam energias pesadas para o espaço.

Ali precisa ser um espaço seguro, que tire as pessoas da realidade do dia a dia, então não coloque elementos que sejam comuns em ambientes muito urbanos e tumultuados.

Jardim Terapêutico é sinônimo de bem-estar?

A primeira resposta para essa pergunta é: não. Isso porque, o uso recorrente do jardim terapêutico, sem o auxílio de algum outro tratamento indicado, não funciona.

Portanto, antes de pensar em ter seu próprio jardim terapêutico, busque iniciar uma terapia e buscar um médico específico para te ajudar caso necessite do uso de remédios.

Porém, a frequência do uso do jardim terapêutico, em conjunto com a terapia e o uso regrado dos remédios, pode sim trazer uma melhoria excepcional.

mulher usando o jardim terapêutico em casa para relaxar

Em quais doenças o Jardim Terapêutico ajuda?

O jardim terapêutico, como visto anteriormente, é muito utilizado no tratamento de algumas doenças e processos de reabilitação. Em conjunto com os outros tratamentos, consegue agir de forma complementar, causando uma melhora significativa em alguns quadros.

Estudos liderados pela ONG The Nature Conservancy (TNC), a Universidade de Virginia e o Centro de Resiliência de Estocolmo, comprovaram que o contato contínuo com a natureza proporciona grandes melhorias em problemas como depressão, ansiedade e estresse pós-traumático.

Efeitos na socialização e dia a dia de idosos

No dia a dia de um idoso é muito comum que ele crie um certo apreço pelas plantas, então, um jardim terapêutico em casa pode ser muito útil. Tanto para que ele se conecte com o espaço, quanto para melhorar eventuais problemas de saúde.

Além disso, os idosos que aproveitam o espaço do jardim podem se reunir para contar histórias, partilhar memórias e socializar com outras pessoas.

Confira os principais estímulos sensoriais e cognitivos da jardinagem terapêutica

Assim como já falamos anteriormente, a jardinagem terapêutica é muito útil na vida de pessoas em reabilitação para que elas consigam se ressocializar, concentrar, ter mais criatividade e mais tranquilidade para o dia a dia.

O que a torna ainda melhor para pessoas que estão em quadros depressivos ou com estresse pós-traumático, já que auxilia no incentivo à prática de atividades leves e calmas.

Então, aprendeu o que é o Jardim terapêutico? Se você quiser fazer o seu, busque ajuda com um profissional para conseguir impactos maiores com auxílio de alguém.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Acompanhe o site para saber mais!