Buscando a sua recomendação...

Publicidade
Publicidade

Você conhece o app Identidade digital? Este novo aplicativo tem conquistado cada vez mais usuários e está disponível para os principais sistemas de smartphones. Com ele, você tem o seu RG sempre na palma da sua mão.

Vindo da Lei de número 13.444 do ano de 2017, o programa denominado Identificação Civil Nacional visa trazer para todos os cidadãos brasileiros acesso à documentação e a um sistema rápido de se conseguir ter seus documentos.

Publicidade

Por conta disso, separamos tudo que você precisa conhecer sobre o aplicativo de Identidade Digital para que você possa fazer o controle e usar sabendo o que realmente ele é e para que ele serve.

Acompanhe nossa matéria para conhecer tudo sobre este aplicativo e tenha em mãos o seu RG sempre disponível no seu smartphone.

Como fazer?

De maneira geral, o app identidade digital exibe as informações de seu RG, como seu nome, data de nascimento, nome dos pais e faz com que você tenha todas as informações em seu smartphone, permitindo que você use em qualquer lugar.

O aplicativo é seguro e você bloqueia com senha ou com digital, fazendo com que só você possa ter acesso a ele. Assim, você vai ter mais facilidades e saber que, ao final, seu RG sempre estará disponível para o que você precisar.

Publicidade
Publicidade

Para que serve o app da identidade digital

O app Identidade Digital tem como objetivo trazer uma série de informações sobre o usuário em um só lugar. Você vai ter toda a documentação gerada e pode ser visualizada em apenas um aplicativo.

Assim, quando você se cadastrar, você vai ter em um só lugar:

  • Registro Geral (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Título de eleitor.

Ou seja, seus principais documentos serão acessados de um só lugar e você pode aproveitar para fazer uso em seu smartphone.

Publicidade
Publicidade

Para se cadastrar, você precisa de seus dados completos: CPF, endereço, e-mail, filiação, número de telefone para fazer o cadastro e criar uma senha.

Depois de se cadastrar, você tem acesso ao sistema para usar e ter toda a documentação neste novo sistema de identificação digital.

Publicidade
Publicidade

Qual é o app?

Para fazer o uso de seu aplicativo, você deve saber qual deles é o certo e, assim, baixar em seu smartphone.

É importante que você saiba que ele ainda está em fase de implementação e, assim, pode não estar disponível em todos os estados.

Publicidade
Publicidade

O aplicativo se chama RG Digital. Você encontra com variações de nome, mas, em geral é este o nome que ele recebe nas lojas virtuais.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o aplicativo se chama Identidade Digital RJ. Em outros lugares, o nome é RG Digital + a sigla do estado. Por exemplo: Em São Paulo, se chama RG Digital SP, em Minas Gerais, RG Digital MG e assim para todos os estados do país.

Cuidado na hora de baixar. Veja se você está baixando o app certo do seu estado para que possa fazer o cadastro certo.

Passo a passo para baixar o app

Para baixar o seu aplicativo de Identidade Digital, você tem alguns passos para seguir. Confira como fazer o pedido de seu app, baixar e fazer o cadastro.

  • Acesse a loja virtual de seu smartphone Android ou iOS.
  • Na barra de pesquisas, escreva “RG DIGITAL” e o estado em que você mora. Exemplo: RG DIGITAL SP, RG DIGITAL PERNAMBUCO, RG DIGITAL MINAS GERAIS.
  • Você vai ver o aplicativo na sua tela. Toque nele.
  • Clique em “Instalar”.
  • Aguarde o final do processo e abra seu aplicativo.
  • Agora, você deve fazer o cadastro de seus documentos. Você vai precisar de seu CPF, e-mail, telefone e filiação.
  • Insira todos os dados solicitados e avance.
  • Conclua o cadastro.
  • Ative seu cadastro com o link enviado por e-mail ou com o número enviado por SMS para você.
  • Entre com seu e-mail e senha para acessar todas as informações em seu smartphone.

Pronto. Agora, você tem acesso à sua documentação completa na tela do seu smartphone e pode usar quando precisar sem nenhum problema.

O acesso é rápido e você tem mais vantagens na hora de baixar e de fazer o cadastro.

BAIXE O SEU RG DIGITAL PARA ANDROID

BAIXE O SEU RG DIGITAL PARA IOS

O app da identidade digital substitui o documento físico?

A ideia de se criar o App Identidade digital é que você tenha um lugar único com toda a sua documentação e que possa fazer acesso sempre que precisar. Assim, você unifica seus documentos em apenas um lugar e pode aproveitar mais facilmente na hora que precisar de algum deles.

O objetivo é que, em um futuro, os documentos digitais possam substituir os físicos, pois geram mais facilidade na hora de fazer a emissão e você consegue ter acesso mais rapidamente sempre que precisar.

Isso já acontece com outros aplicativos e, quem sabe em breve, vai ser o que vai acontecer com a identidade digital.

É importante lembrar que o processo de implementação do app de identidade digital deve ser realizado em todo o país até o mês de fevereiro de 2023, quando se encerra o prazo para fazer este tipo de adaptação.

Quais outros documentos que você pode ter digitais?

Assim como o app Identidade digital, são vários documentos que você já pode ter a versão digital em seu smartphone e que vão trazer ainda mais facilidades na hora de ter acesso a toda a documentação.

Conheça mais sobre os documentos que você pode ter de forma digital:

  • Título de eleitor: o aplicativo e-título já é famoso e tem sido muito usado em todas as eleições.
  • Carteira de trabalho digital: o aplicativo CTPS traz seus contratos de trabalho e ainda número de seu PIS/PASEP.
  • CRVL e CNH: sua carteira de habilitação já conta com sistema online para você usar e aproveitar quando precisar.
  • CPF: com o aplicativo da Receita Federal, você tem acesso direto ao número de seu CPF.
  • Carteirinha do SUS: o aplicativo conecte SUS traz para você todas as informações de sua carteira do SUS e de suas vacinações.

Todos os aplicativos citados possuem versões para os sistemas operacionais Android e iOS. Por isso, acesse agora a loja de seu smartphone e baixe aqueles que podem interessar a você.

E se o app Identidade Digital já estiver disponível em seu estado, vale a pena instalar. Com certeza vai trazer vantagens para você.

Confira mais dicas em nosso site para facilitar seu dia a dia.