Buscando a sua recomendação...

Publicidade
Publicidade

Para facilitar a vida de todos os eleitores brasileiros, o app que contém o Título de Eleitor (E-Título) surgiu para que você possar usar a tecnologia a seu favor na hora de votar, para justificar ausência e também para consultar sua situação diante do sistema eleitoral.

Com ele, você tem a vantagem de ter tudo no seu smartphone, prontos para ser acessado sempre que precisar. Por isso, é um ótimo app para se ter e se usar na hora de consultar a sua documentação.

Publicidade

Acompanhe o conteúdo para ter mais informações sobre o app Título de Eleitor e o que ele tem a te oferecer.

Como obter o app Título de Eleitor?

Uma das grandes vantagens do app Título de Eleitor é que ele é ligado diretamente ao banco de dados do governo. Dessa forma, utiliza informações de seu RG e de outros documentos pessoais para liberar o seu acesso.

Portanto, na hora em que você instalar o aplicativo, você acessa com seu CPF e cria uma senha que será utilizada todas a vezes em que você precisar acessar. Para smartphones com tecnologia de leitura de digital, é possível utilizar a biometria para desbloquear o app.

Quando acessar, você terá todas as informações sobre o seu título e outras diversas opções para conferir se está tudo certo com sua situação diante do Tribunal Eleitoral.

Publicidade
Publicidade

Para que serve?

O app Título de Eleitor serve para várias finalidades, sendo a principal delas usar na hora das eleições para poder votar. Você leva o seu smartphone e apresenta o documento digital ao mesário, que irá usar as informações para liberar a urna para você.

Além disso, para quem estiver fora do local de votação, ele serve para fazer a justificativa eleitoral, evitando que você tenha problemas com a Justiça Eleitoral.

Você ainda pode consultar sua situação, verificar se está em dia ou não com os seus deveres eleitorais, gerar certificados e, se necessário, fazer acertos.

Publicidade
Publicidade

Também é pelo app Título de Eleitor que você consegue solicitar transferências de sessões e de municípios de votação.

Qual é o app?

Nas lojas virtuais, o app Título de Eleitor se chama “E-Título”. Ele tem versões disponíveis para Android e para iOS. Você deve acessar a loja virtual de seu smartphone e, então, pesquisar por e-título ou título eleitoral.
Quando fizer a pesquisa, ele vai ser o primeiro resultado que vai aparecer.

Publicidade
Publicidade

Basta tocar no nome do aplicativo e, então, você vai ter a opção de fazer a instalação do E-Título em seu celular.

Passo a passo para baixar o app Título de Eleitor

Veja como fazer para baixar o aplicativo do Título de Eleitor em seu smartphone e acessá-lo na hora em que precisar do documento:

Publicidade
Publicidade
  • Acesse a loja virtual de seu smartphone: App Store ou Play Store;
  • Pesquise por “E-título” ou “Título de eleitor”;
  • No resultado da pesquisa, toque em “E-título”;
  • Então, escolha “Instalar”.
  • Aguarde o download e a instalação de app no seu smartphone;
  • Se a sua conexão com a internet for boa, a instalação será bem rápida.

Depois de instalado, você deve abrir o aplicativo e fazer um cadastro com o número do seu CPF. Será preciso criar também uma senha. A partir desses dados, você tem acesso ao sistema e todas as informações do título de eleitor digital estarão disponíveis para você.

Ou seja, o acesso ao sistema torna-se muito mais simples, intuitivo e rápido.

INSTALE AGORA O APP E-TÍTULO NO SEU ANDROID

BAIXE AGORA O APP E-TÍTULO NO SEU IPHONE

Substitui o documento físico?

O aplicativo “E-título”, do Título de Eleitor, substitui sim o documento físico. Você pode usar o aplicativo no lugar do título impresso e ter até mais informações do que na versão física.

Entretanto, a versão digital não invalida a física. O seu título de eleitor de papel continua valendo e você pode continuar usando para votar, ou em qualquer momento em que ele se fizer necessário para você. Por isso, guarde o documento físico.

Pense no app Título de Eleitor como uma forma de se ter mais facilidade na hora de visualizar as informações e, ainda, ter acesso ao sistema para fazer justificativas, entre outros serviços disponíveis.

Outros documentos que possuem versão digital

Além do Título de Eleitor, existem outros aplicativos que você pode ter em via digital e, assim, usar para conseguir mais facilidades na hora que necessitar de um documento, já que o seu smartphone terá capacidade de armazenar todos eles.

Veja os documentos que você pode ter de maneira digital:

  • Carteira de Habilitação;
  • CPF;
  • Documento de Identidade;
  • Carteira de trabalho;
  • Carteira do SUS;
  • Carteira de Vacinação com vacinas atualizadas;
  • Informações sobre sua previdência social;
  • Todas as informações de dispensa do exército.

Com esses aplicativos, fica mais fácil acessar qualquer que seja o documento no momento em que você necessitar e, assim, você tem a certeza de que ele vai ser válido em todo o país. Nesse sentido, é muito mais prático ter o seu documento de forma digital.

Gostou de conhecer? Instale já o app Título de Eleitor e veja mais dicas em nosso blog sobre documentos digitais que vão te ajudar a ter mais praticidade no dia a dia.