Casa Verde e Amarela: como fica o programa em 2023? Veja aqui!
O programa Casa Verde e Amarela substituiu o Minha Casa Minha Vida em 2020. No entanto, com a posse do presidente Lula em 2023, o Minha Casa Minha Vida foi relançado com um formato novo e modernizado.
Com essa retomada, um número ainda maior de brasileiros poderá contar com ajuda do governo para conquistar o sonho da casa própria. As famílias com renda mais baixa, que ganham até R$ 2.640,00 serão priorizadas e a elas será destinada a metade das unidades habitacionais oferecidas pelo novo Minha Casa Minha Vida.
Existe a intenção, por parte do governo federal, de incluir também pessoas que moram nas ruas como aptas a participar do programa de acesso à moradia adequada.
Apesar do relançamento do Minha Casa Minha Vida, quem já financiou um imóvel pelo Casa Verde e Amarela não terá nenhuma mudança ou prejuízo.
Continue a leitura do artigo e veja como funcionava o Casa Verde e Amarela.
Quais eram os requisitos para solicitar o Casa Verde e Amarela?
Para se beneficiar do Casa Verde e Amarela, era preciso cumprir os seguintes requisitos:
- Ser maior de 18 anos.
- Ter renda mensal familiar de até R$ 7 mil mensais.
- Ver em qual modalidade você se encaixa (habitacional, regularização ou reformas).
- Ter os documentos em dia (RG, CPF, título de eleitor etc.).
Como ocorria a solicitação de financiamento de imóvel pelo Casa Verde e Amarela?
Confira o passo a passo da solicitação de financiamento no programa Casa Verde e Amarela:
- Vá até uma construtora que tenha convênio com o programa Casa Verde e Amarela. A partir dela, você consegue adquirir seu imóvel e ser incluído no financiamento, fazendo a solicitação e sendo direcionado para o programa.
- É possível conseguir também por uma entidade organizadora vinculada a um empreendimento financiado pelo banco público.
- Você também pode solicitar diretamente nas agências da Caixa Econômica, conseguindo todas as informações necessárias.
Assim como no Minha Casa Minha Vida, o seu financiamento era analisado pela Caixa Econômica Federal e passava por uma análise de crédito e de documentação antes de ser aprovado. Com a aprovação, era só assinar o contrato diretamente com o banco ou com a entidade autorizada para este fim.
Como simular o crédito para o Casa Verde e Amarela?
Confira abaixo como era feita a simulação para ter uma uma previsão das parcelas e subsídios disponíveis:
- Clique aqui para acessar a página do simulador habitacional da Caixa.
- Na página que abrir, coloque os dados solicitados (localidade, valor do imóvel, prestações etc.).
- Clique em “Próxima etapa”.
- Coloque os seus dados pessoais (cpf, data de nascimento, telefone, renda familiar). Marque se é cotista do FGTS e se vai juntar a renda de outra pessoa.
- Na tela seguinte, escolha a opção “Casa Verde e Amarela” para ver o financiamento disponível para você.
Posso usar o FGTS para o programa Casa Verde e Amarela?
Para quem tem mais do que 3 anos trabalhados com carteira assinada, sendo, assim, cotista do FGTS, é possível utilizar este valor na hora de pedir o financiamento. Você pode usar como entrada do seu imóvel ou então para fazer um financiamento mais barato, usando como forma de amortizar as prestações.
Assim como no Minha Casa Minha Vida, o uso do FGTS é possível porque ambos os programas são geridos pela Caixa Econômica Federal, sendo parte das facilidades do governo a utilização deste fundo para o financiamento de imóvel.
E quem NÃO podia participar do programa?
Falamos anteriormente sobre as pessoas que estão habilitadas a participar do programa, mas é importante saber também quem NÃO PODE participar.
Veja abaixo:
- Se você já é dono de um imóvel ou possui algum financiamento em seu nome
- Se você já recebeu o recebe benefício de outro programa habitacional do governo
- Se você possui algum débito com o Governo Federal brasileiro
- Se você possui cadastro no SIACI ou CADMUT
Onde tirar outras dúvidas sobre o Casa Verde e Amarela?
Caso você ainda tenha dúvidas sobre as mudanças do Minha Casa Minha Vida para o Casa Verde e Amarela, você tem alguns canais que podem lhe ajudar a conseguir as informações necessárias:
1. Página online do programa
O local mais rápido e fácil para você acessar informações sobre o programa é o no site do Governo Federal. Nele você vai encontrar os principais dados que você precisa saber para participar e conseguir a sua casa própria.
2. Construtora responsável pelo financiamento
Vá diretamente em algum escritório ou empreendimento da construtora onde você gostaria de fazer o financiamento e peça um direcionamento sobre o programa, taxas etc.
3. Diretamente nas agências da Caixa
Você também pode se dirigir a uma agência da Caixa Econômica na sua cidade e conversar com um gerente ou atendente da agência. Essas pessoas podem te dar uma orientação sobre como está a situação do programa na sua cidade, onde são os empreendimentos, já que isso varia muito de município para município.
4. Por telefone
O governo federal possui um um canal de telefone disponível para esta finalidade. O número é o 0800 726 0101.
5. Nas unidades de assistência social na sua cidade
Outro local para você buscar informações sobre o programa são nas unidades de assistência social da sua cidade ou na prefeitura. Nesses locais eles poderão te informar sobre os locais dos empreendimentos do Minha Casa Minha Vida, e te passar informações atualizadas sobre o assunto.
Através disso tudo, você pode conseguir um financiamento barato, usando os subsídios do governo federal e aproveitando os juros mais baixos. Assim como no financiamento do Minha Casa Minha Vida, você certamente será beneficiado com o Casa Verde e Amarela e vai conseguir realizar o sonho do imóvel próprio.
É importante saber que mesmo depois de entregar todos os documentos, o seu cadastro passará por uma avaliação e pode ser que os órgãos responsáveis peçam que você leve outros documentos para complementar o seu cadastro.
Com a mudança de governo, o Casa Verde e Amarela deixou de existir e até o momento ainda não foram divulgadas informações sobre como acontecerá o cadastro no novo Minha Casa Minha Vida.
Recomendamos que você fique de olho também nos canais oficiais do governo federal e da Caixa Econômica para ter sempre as informações mais atualizadas.
APERTE AQUI E ACESSE A PÁGINA OFICIAL DO GOVERNO FEDERAL
(Atualizado em 15/02/23)