Carregando a informação...

A técnica do rebaixamento de gesso pode renovar a estética de qualquer ambiente da sua casa. 

Prático e adaptável, ele permite a criação de designs simples e minimalistas, assim como detalhes mais elaborados e sofisticados.

Além do visual impactante, essa técnica traz benefícios à acústica e iluminação do espaço, sendo ótimo para quem precisa de lugares silenciosos. 

Não é à toa que o uso do gesso no teto se tornou uma tendência e uma escolha inteligente para quem procura uma decoração personalizada. Neste texto, vamos te explicar todos os tipos e onde utilizar, continue lendo!

Afinal, o que é rebaixamento de gesso? 

O uso de rebaixamento de gesso é uma alternativa prática para diminuir a distância entre o teto e o piso da sua casa.

Isso acaba resultando em uma melhora na iluminação do espaço e também na estética, tornando-o mais equilibrado e agradável.

Portanto, esse método consiste na instalação de placas de gesso, as quais costumam ser fixadas na parte superior do teto de forma invisível. 

Dessa maneira, o forro fica suspenso e pode ser facilmente adaptado, seja para embutir luminárias e spots.

Além disso, até mesmo para embutir outros elementos decorativos ou realizar reparos elétricos quando necessário.

Conheça os diferentes tipos de rebaixamento de gesso 

Diversas opções estão disponíveis quando se trata dos tipos de rebaixamento de gesso. Veja:

  • Sanca fechada: Aqui há o fechamento total da parte central do teto, conferindo um visual mais contínuo;
  • Forro de gesso: Realiza a cobertura completa do teto e proporciona um visual mais uniforme, sendo ideal para ambientes com pé direito alto;
  • Sanca aberta: Possui uma borda recuada que contorna a lateral do teto, deixando a parte central aberta para uma iluminação indireta;
  • Ilha de gesso: Cria uma área rebaixada como destaque no ambiente, podendo ter diferentes formatos e ser utilizada para destacar iluminação com lustres pendentes, por exemplo;
  • Sanca invertida: Possui aberturas nas laterais do teto voltadas para as paredes do cômodo, podendo servir de passagem para trilhos de cortinas e iluminação, ou para ocultar elementos estruturais.

Há vantagens em utilizar esse tipo de rebaixamento?

Além de ser uma questão estética, o rebaixamento de teto com gesso oferece uma variedade de vantagens para o ambiente, abrangendo desde funcionalidade e conforto até resistência.

Dentre os benefícios principais, destacam-se:

Iluminação

Uma das principais vantagens proporcionadas pelo rebaixamento de gesso é a capacidade de integrar a iluminação no forro falso. 

Essa técnica viabiliza a criação de uma luz suave, agradável e indireta, além de esconder cabos e lâmpadas, contribuindo para um visual mais limpo do ambiente.

Assim, graças ao sistema de fixação do gesso no teto, que oculta a área acima da placa de gesso, e à facilidade de cortar a placa, é viável fazer ajustes na iluminação e incorporar spots.

Personalização do ambiente 

Uma das maiores vantagens do rebaixamento de gesso é a facilidade na personalização, já que esse ambiente pode ser moldado à sua maneira, não tendo um padrão estabelecido.

Essa personalização é boa para quem busca ter um ambiente mais diferenciado do que o costume.

Ter um ambiente que seja a sua cara é uma ótima opção, pois você poderá ter certeza que somente a sua casa tem aquela estrutura.

Esse sentimento de ter uma estrutura personalizada vai além, trazendo também uma sensação de pertencimento para si, sendo ótimo para quem quer que sua casa tenha cara de “lar”.

Isolamento acústico e térmico 

A instalação de gesso pode contribuir para melhorar o isolamento termoacústico de um espaço, deixando-o mais aconchegante e diminuindo a propagação de sons.

Dessa forma, ao unir o drywall com a lã de vidro, garantimos muito conforto acústico e térmico ao ambiente interno. 

Isso se deve ao fato de que a lã de vidro isola o som entre ambientes e mantém a temperatura estável, enquanto o drywall potencializa essas características com suas placas.

Detalhes de sala com rebaixamento de gesso.

Disfarçar imperfeições 

Ambientes com paredes e tetos irregulares ou imperfeições podem ser beneficiados pelo rebaixamento de gesso.

Afinal de contas, é uma solução eficaz para camuflar esses problemas, resultando em um acabamento mais uniforme e esteticamente agradável.

Inclusive, o rebaixamento de gesso é uma excelente opção para ocultar vigas, colunas falsas que escondem encanamentos e facilitar a instalação de cortinas com varão invisível.

Por exemplo, essa técnica também pode ser utilizada para esconder fios que percorrem o ambiente, como os eletrodutos e sistemas de som de home theater. O que fornece um visual mais limpo e organizado.

É caro fazer o rebaixamento com gesso? 

O custo para a realização desse tipo de rebaixamento varia conforme diferentes elementos considerados.

Como o tamanho da área que será trabalhada, o tipo de acabamento selecionado e a qualidade do gesso empregado.

Como referência de valores, usualmente, o preço médio gira em torno de R$100 por metro quadrado.

Importante ressaltar que esse custo pode ser distinto entre regiões distintas. Adicionalmente, a escolha da mão de obra também influencia diretamente no preço final.

 

Então, esperamos que vocês tenham gostado do nosso conteúdo sobre o rebaixamento de gesso.

E claro, desejamos que você consiga criar um cantinho muito convidativo e aconchegante para aproveitar as suas horas em casa com o rebaixamento de gesso!

Continue acompanhando o site para saber mais sobre decoração e outros conteúdos que podem ser úteis para você!