Buscando a sua recomendação...

Publicidade
Publicidade

São vários os documentos que você pode tirar atualmente e cadastrar de maneira digital. E um deles, não muito conhecido, é o ID Jovem. Chamado também de Identidade dos Jovens, o documento permite que você tenha descontos exclusivos em vários lugares. E, ao baixar o APP ID Jovem, você acessa todos esses benefícios pelo seu celular.

Além disso, é uma forma de você usar o seu direito à gratuidade nos ônibus, garantir descontos, como também permite que você participe de vários eventos artísticos, culturais e esportivos pagando menos.

Publicidade

Leia nossa matéria até o final para saber mais sobre o ID Jovem e como fazer o seu.

Quem pode fazer o ID Jovem?

Para que você tenha o ID Jovem, você deve seguir algumas regras do governo. Ele é um documento específico para um grupo de pessoas. Veja se você tem os requisitos:

  • Ter entre 15 e 29 anos.
  • Estar cadastrado no CadÚnico.
  • Ter renda familiar de até 2 salários vigentes.

Com esses requisitos, você deve ter em mãos o seu NIS (número de cadastro que você recebe no CRAS quando está cadastrado no CadÚnico). Esse número é fundamental para fazer o cadastro.

Depois, deve instalar o aplicativo em seu smartphone e vai emitir o documento de maneira digital, para que você possa usar em seu smartphone sempre que necessário.

Publicidade
Publicidade

Você também pode fazer a emissão pelo site do ID Jovem. Na hora da emissão, você usa os dados pessoais e os dados de seu cadastro para fazer a liberação.

Para que serve o ID Jovem?

O ID Jovem é um documento diferente. Ele é feito para quem tem baixa renda e faz parte de um programa do governo para que esse público tenha mais direitos no seu dia a dia.

  • Os direitos garantidos pelo sistema para quem tem o ID Jovem são:
  • Desconto de 50% em cinemas, teatros, shows e outros eventos artístico-culturais e esportivos;
  • Duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário na categoria convencional;
  • Isenção do pagamento de taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil.

Com essas vantagens, se você faz parte do público-alvo, vale a pena ter o seu ID Jovem e aproveitar para fazer tudo com mais descontos.

Publicidade
Publicidade

Como baixar o App ID Jovem?

Você pode baixar o App do ID Jovem nas lojas de aplicativos dos principais sistemas operacionais de smartphones: Android e iOS.

Na hora que acessar a loja virtual de seu aparelho, você deve pesquisar por “ID Jovem”. O aplicativo vai aparecer como primeiro na lista. O Provedor é “Serviços e Informações do Brasil”.
Então, observe na hora de instalar se você tem o aplicativo correto para que possa emitir o sue ID Jovem de maneira simplificada.

Publicidade
Publicidade

Passo a passo para baixar o App ID Jovem

Não é difícil baixar o seu ID Jovem. Você deve fazer isso diretamente pela loja virtual de seu aparelho. Veja o passo a passo para conseguir instalar mais facilmente:

  1. Abra a loja virtual de seu aparelho (Apple Store ou Play Store).
  2. Na barra de busca, digite o nome do aplicativo: “ID Jovem”.
  3. O primeiro resultado será o que você procura.
  4. Toque no nome do app. Leia as informações sobre ele e toque em “Instalar”.
  5. Quando a instalação acontecer, você terá o ícone para abrir em seu smartphone.
  6. Ao abrir, você deve fazer o cadastro informando os dados solicitados (nome, telefone, CPF, NIS etc.).
  7. Pronto! Agora você tem acesso ao ID Jovem e pode usar todos os benefícios que este documento tem a lhe oferecer.

BAIXE AGORA O APP ID JOVEM PARA ANDROID

Publicidade
Publicidade

 

O app substitui o documento físico?

O ID Jovem é um aplicativo que tem validade como documento. Então, na verdade, ele emite o documento e funciona como esta documentação, de forma que você não precisa de um documento físico. Basta usar o aplicativo na hora que necessitar!

Vale lembrar que o ID Jovem não substitui o RG ou qualquer outro documento. Ele é, na verdade, um documento a mais para que você possa fazer uso para ter os benefícios que são previstos por lei para quem tem baixa renda.

Outros documentos que você pode ter na versão digital

Existem diversos documentos que você pode ter de forma digital, assim como o ID Jovem. Essa facilidade tem crescido bastante, já que, a partir do seu smartphone, você pode acessar rapidamente o documento que necessitar.
Entre os documentos que você pode ter de forma digital estão:

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Carteira do SUS e de Vacinação (pelo app Meu SUS);
  • Dados da Previdência Social;
  • Dados sobre Exército;
  • Título de eleitor.

Com isso, é mais fácil ter acesso e você pode usar quando precisar, sem ter que estar com o documento físico em mãos. É uma forma de ajudar a ter tudo em um só cadastro e acessível sempre que necessitar.

Gostou de conhecer? Agora é só baixar o App ID Jovem e fazer o seu cadastro para desfrutar do que ele tem a te oferecer.

Acompenha o nosso site para ver mais dicas de documentos digitais!