Carregando a informação...

Você sabia que o Brasil possui um programa de atendimento odontológico gratuito para toda a população brasileira? Este programa, chamado de Brasil Sorridente, tem como objetivo ajudar aos que precisam com todos os serviços dentários básicos.

Feito para atender a todos os cidadãos, seja emergência ou tratamento preventivo, o Brasil Sorridente recebeu investimentos nos últimos anos para que pudesse crescer e atender, principalmente, às populações mais carentes e em áreas menos beneficiadas.

Veja na nossa matéria tudo que você precisa saber sobre o Brasil Sorridente e o que ele tem a trazer para você.

Quem pode participar do Programa Brasil Sorridente?

O Programa Brasil Sorridente é direito de todos os cidadãos brasileiros, em qualquer lugar do país, cidade, sem distinção de idade, condição social ou qualquer outro fator.

Isso porque o programa faz parte do SUS, Sistema Único de Saúde. Assim, todo cidadão que more em território nacional pode fazer parte do programa e ter a certeza de que vai ter atendimento gratuito odontológico.

Como funciona o Programa Brasil Sorridente?

O programa tem como meta principal promover a saúde bucal e prevenir doenças relacionadas à boca e dentes, além de proporcionar tratamento para problemas já existentes. Para isso, existem os centros de atendimento odontológico em todo o país, equipados com os mais modernos equipamentos e com profissionais qualificados.

O Brasil Sorridente tem como objetivo tratar e cuidar da saúde bucal de cada brasileiro. Assim, quem precisa de um tratamento, tem que ir para uma das unidades de tratamentos odontológicos e, assim, receber o cuidado necessário.

Considerado um grande avanço na área da saúde bucal no Brasil, o programa contribui para a melhoria da qualidade de vida da população mais carente e para a redução de problemas de saúde relacionados à boca e dentes.

E é por isso que os centros de atendimento odontológico continuam funcionando pelo SUS, já que o objetivo é atender a toda a população.

Como fazer o cadastro?

Antes de se fazer o cadastro no Brasil Sorridente, é necessário que a pessoa interessada busque informações se este programa está ativo em seu município. E essa consulta pode acontecer pelas unidades do SUS, pelo CRAS ou secretaria de saúde de sua cidade.

Assim, após descobrir onde acontece o atendimento dentro do seu município, o interessado deve comparecer a uma das unidades e fazer o seu cadastro, portando todos os documentos básicos: RG, CPF, comprovante de residência. Se for para criança, é necessário levar os documentos da criança e do responsável.

Após o cadastro no PSF, UBS ou no CEO, onde acontecem os tratamentos, é necessário esperar ser chamado e ir à consulta em data e hora marcada pelo atendimento. Assim, você vai iniciar o tratamento e conseguir cuidar da saúde bucal.

É importante ainda lembrar que casos emergenciais, como acidentes e outros, devem ser atendidos diretamente pelos hospitais nas unidades credenciadas.

Como saber se o Brasil Sorridente está disponível na minha cidade?

Para saber se o Brasil Sorridente está disponível em sua cidade, você pode fazer a consulta de diversas formas:

  • Indo ao CRAS mais próximo e se informando.
  • Entrando em contato com a secretaria de saúde de seu município.
  • Pela internet, no app saúde.gov.
  • No site do Ministério da Saúde do Governo Federal, onde estão listadas todas as cidades e lugares de atendimento pelo Brasil Sorridente.

É importante que você consulte para saber exatamente o que é oferecido em sua cidade e possa ter o tratamento adequado na hora de fazer o cadastro e pedido do tratamento para a sua saúde bucal.

APERTE AQUI E LEIA MAIS SOBRE O PROGRAMA BRASIL SORRIDENTE

Quais são os serviços oferecidos?

De acordo com o governo, existem diversos tipos de serviço que você pode ter acesso na hora que se cadastrar no Brasil Sorridente. Entre eles, estão garantidos:

  • limpezas;
  • extrações;
  • exames;
  • exames que viabilizem a necessidade de uso de aparelho odontológico;
  • exames que busque identificar algum tipo de câncer bucal;
  • restaurações dentárias;
  • remoção de tártaros;
  • retirada dos dentes sisos;
  • implantes dentários;
  • tratamentos de cáries;
  • ortodontia;
  • tratamento de canal;
  • em alguns casos até biópsias ou mesmo periodontia.

É importante que, ao fazer o cadastro no Brasil Sorridente, você confira quais são os serviços disponíveis na sua cidade e que você possa aproveitar cada um deles para fazer não somente o tratamento, mas para ter uma melhor qualidade bucal.

Outros programas do governo que você pode ter direito

Além do Brasil Sorridente, existem diversos programas que o governo federal disponibiliza para a população. Por conta disso, é interessante conhecer quais são e o que eles oferecem:

  • Programa Desenrola: novo programa do governo para que você tenha como renegociar as dívidas e pagar em parcelas menores.
  • Programa Wi-fi: internet para toda a população.
  • Bolsa Família: auxílio mensal para famílias na pobreza e extrema pobreza.
  • Auxílio Gás: auxílio bimestral para compra de gás de cozinha.

Com esses e outros programas, você pode aproveitar aquilo que o governo tem a lhe oferecer e, assim, garantir seus benefícios.

Gostou de conhecer? Entre em contato com a Secretaria de Saúde da sua cidade e se informe sobre o Brasil Sorridente.

E veja mais dicas em nosso site.